Home / Mundo Vivara

Símbolos do amor, solitários podem ser usados de diversas maneiras

Por: Vivara

Quem usa um solitário está sempre muito bem acompanhada. Fascinante e sempre desejado, o anel é um clássico composto por um diamante central que carrega em seu formato refinado muito simbolismo e tradição.

O clássico da joalheria tem uma aura especial em torno de sua conquista: acredita-se que ele deve ser um presente dado a quem vai usá-lo. Por isso, e por todo o significado em torno da joia, o solitário tem sido um dos itens mais desejados ao longo dos tempos.

A história e as tradições

A criação do anel data de 1477 e é atribuída a Maximiliano I de Hambsburgo, arquiduque da Áustria e imperador do Sacro Império Romano-Germânico, ou mais precisamente, ao ouvires imperial que foi incumbido de elaborar um anel de aro simples, completamente liso e sobre ele, gravar o maior e mais puro diamante que tivesse.

Vinculado a uma história que corre desde a antiguidade clássica, sobre a existência de uma veia que vai do dedo anelar esquerdo diretamente para o coração, o imperador pediu que sua futura esposa, a jovem Maria, duquesa de Borgonha, filha de Carlos, o Temerário, e de Isabel de Bourbon, usasse o presente naquele dedo, inaugurando uma tradição.

A evolução através dos tempos

Durante muito tempo, o solitário foi ligado apenas à ideia de casamento e do “felizes para sempre”, mas uma joia tão especial não poderia ficar condicionada a um único uso, então ela passou a ser usada para outro rito de passagem: o da infância para a puberdade, simbolizado através dos debuts, nos quais as meninas são presenteadas com a joia. Desde então, o mesmo ocorreu com formaturas e assim por diante.

Mas quando a joia conquistou seu lugar no mundo da moda, ela se libertou de práticas convencionais e se tornou um acessório muito usado no dia a dia. E não foi apenas a moda que fez isso: a própria joalheria brasileira começou a ressignificar a joia ao confeccionar o solitário com outras gemas, como rubis, safiras, esmeraldas e turmalinas.

O item como anel de noivado já foi exibido por brasileiras como Gisele Bündchen, Camila Queiroz, Marina Ruy Barbosa e por celebridades internacionais como Beyoncé, Angelina Jolie e Blake Lively. Veja na galeria qual solitário combina mais com o seu estilo – e aproveita para enviar o link para quem vai te presentear.

Voltar para home