Tipos de Ouro: o guia completo

As joias confeccionadas a partir deste material estão em alta desde a antiguidade, sendo as mais escolhidas por quem gosta de requinte e sofisticação. Mas você sabia que existem três principais tipos de Ouro?

As joias confeccionadas a partir desse metal nobre são ótimas para criar uma composição atemporal e, por isso, compreender as diferenças entre os tipos de Ouro pode ajudar na hora de definir seu estilo.

Para te guiar, preparamos um artigo que, de forma detalhada, mostra as principais características e diferenças entre eles.

Continue a leitura, então, e conheça mais sobre esse material tão belo e histórico.

Qual a história do Ouro?

Podemos dizer que a história do Ouro é quase tão antiga quanto a da humanidade. 

Ele foi descoberto, transformado e utilizado como ornamento e moeda de troca, desde as primeiras civilizações.

Os antigos egípcios, gregos, romanos e chineses usavam esse metal precioso para criar joias, adornos e objetos de cunho religioso também.

Porém, foi durante a Idade Média que os joalheiros desenvolveram técnicas avançadas de fundição e ourivesaria, o que permitiu, ainda, a criação de joias mais complexas, com muitos detalhes.

No século XVIII, houve um aumento considerável na produção de Ouro na América do Norte e na Austrália, o que facilitou o acesso ao metal para parte da população.

Como o esperado, esse acesso facilitado também fez com que novos estilos de joalherias surgissem, para produções de diversas joias em Ouro que fossem únicas.

Foi só a partir do século XX, que a joalheria do Ouro sofreu mudanças importantes, que moldaram como a enxergamos hoje.

A fabricação das joias foi modernizada, com novos materiais (como a Platina e o Paládio) em suas ligas metálicas, buscando torná-lo mais resistente e durável. 

Além disso, foi nesse período que se iniciaram as criações de técnicas de design, para joias ainda mais personalizadas, e ricas em pequenos detalhes.

Hoje, o Ouro ainda é um dos materiais mais utilizados por joalherias de todo o mundo, e sua importância é inegável.

Frequentemente combinado com pedras preciosas (como Diamantes, Esmeraldas e Rubis), ele é a base para algumas das criações mais sofisticadas da alta joalheria. 

Ao longo do tempo, surgiram algumas variações bastante famosas, como o Ouro Branco e o Ouro Rosé que, até hoje, atendem a diversos públicos, com gostos distintos.

Além de visuais, essas diferenças contam com outras curiosidades, que podem ser levadas em conta na hora de adquirir uma joia.

Quer conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de Ouro e como melhor utilizá-los em um visual? Continue a leitura e confira!

Quais são os quilates do Ouro?

Em todos os tipos de Ouro, os quilates funcionam como uma medida de pureza, indicando maiores e menores quantidades do metal nobre em uma composição como um todo.

Para tratarmos sobre os tipos de Ouro de maneira completa, vamos, antes, explicar um pouco sobre seus quilates.

De maneira simplificada, os quilates do Ouro são uma medida de pureza: ou seja, ela indica qual é a proporção de Ouro Puro em uma joia ou barra. 

Essa escala vai de 0 a 24, sendo 24 quilates a forma mais pura do metal nobre.

Para exemplificar, imagine o teor de Ouro usando 24 partes: aquele com 24k, então, é formado por 24 partes completas, e as outras proporções também seguem esta mesma lógica.

Se você quer saber quanto de Ouro Puro existe em uma joia, basta dividir seu peso por 24, multiplicando pelo seu teor.

Nas joias, essa proporção se aplica da seguinte maneira: pesando 30 gramas, um acessório confeccionado a partir do Ouro 18k conta, na prática, com 22,5 gramas de Ouro puro.

O que é o teor do Ouro?

O teor do Ouro é um termo utilizado para se referir à sua parcela em uma joia, barra ou acessório que conte com o material. 

O metal pode ser considerado puro, quando, em teoria, possui 100% de Ouro

Além do Ouro 24k, existem outros teores, utilizados para diversos fins, inclusive as joias. Veja:

 Ouro 24KOuro puro, ou 999,99. 
Ouro 18K75% Ouro, ou 750;
 Ouro 16K66,6% Ouro, ou 666;
Ouro 14k58,3% Ouro, ou 583
Ouro 12k50% Ouro, ou 500.
Medidas de pureza do Ouro

Aqui na Vivara, inclusive, trabalhamos com esse tipo de ouro para a confecção das nossas joias, como alianças, anéis, solitários, pulseiras e brincos.

Por esse motivo, preparamos uma coletânea de vantagens acerca do uso de Ouro 18k nas joias. Confira, e inspire um visual sofisticado!

Quais são os tipos de Ouro existentes?

Os 3 principais tipos de Ouro existentes, são: o Ouro Amarelo, o Ouro Rosé e o Ouro Branco.

Quando tratamos sobre joalheria, este metal é, inegavelmente, um dos materiais mais procurados para destacar visuais de maneira sofisticada.

Na natureza, originalmente, todos os tipos de Ouro são encontrados na tonalidade amarelada, parecidos com o que conhecemos como Ouro Amarelo.

Depois do processo de mineração, cada um deles passa por processos diferentes, com o objetivo de alcançar tonalidades e brilhos característicos (e distintos).

O Ouro pode ser visto em outras tonalidades, como o Ouro Branco (bastante claro) e o Ouro Rosé (em tons róseos), que também são considerados materiais nobres.

Para que sua coloração mude de cor, então, sua composição também precisa ser alterada.

O que vai, então, definir seus tons é a proporção de alguns outros elementos naturais, que, utilizados na proporção correta, conferem tonalidades diferentes ao metal.

Ouro Rosé

Há bastante tempo, o Ouro Rosé é valorizado por seus tons delicados e, ao mesmo tempo, fáceis de distinguir.

Sua liga metálica é composta por:

75% Ouro puro22,25% Cobre2,75% Prata.
Medidas de pureza no Ouro Rosé

Ele é muito procurado para a aplicação em joias, tendo como resultado final, um tipo de Ouro com a coloração rosa champagne.

Por seu acabamento moderno, que foge ao mais tradicional, as joias a partir desse material são ótimas combinações para visuais minimalistas, que levam roupas lisas e cores sóbrias.

Como aplicar o Ouro Rosé no visual?

Para aderir ao Ouro Rosé em um look, aposte em tecidos mais leves (como Algodão ou Linho) no dia a dia, ou mesmo na Seda para eventos que demandem uma produção mais elaborada.

Além disso, ele também é uma ótima escolha para quem se identifica com o estilo romântico: é possível coordená-lo perfeitamente com roupas florais, leves e com detalhes alegres.

Em joias delicadas, como brincos cravejados, anéis e pulseiras, é possível adicionar detalhes sofisticados e, ao mesmo tempo, leves.

Ouro Branco

O Ouro Branco é um metal nobre que conta com ligas em outros metais claros, como o Paládio ou a Prata. Sua composição é feita da seguinte maneira:

 75% Ouro puro 25% Paládio, ou Prata.
Medida de pureza do Ouro Branco

Além da formação clássica, ainda, as joias em Ouro Branco também podem ser submetidas a um banho em Ródio.

Quando aplicado na superfície das jóias em Ouro Branco, ele confere benefícios importantes à sua durabilidade (como a proteção contra arranhões), tornando-a mais brilhante também.

Assim como os outros tipos de Ouro, um dos grandes diferenciais do Ouro Branco diz respeito à sua resistência. 

Uma joia em Ouro Branco, geralmente, permeia por muitas décadas na mesma família.

É possível aplicar as joias em Ouro Branco em visuais clássicos e contemporâneos, uma vez que suas tonalidades claras levam contrastes interessantes a, praticamente, todas as cores, estampas e pedras preciosas.

Ouro Branco em noivados e casamentos

Além das possibilidades de uso que trouxemos acima, não poderíamos deixar de mencionar a forte presença do Ouro Branco em casamentos e noivados.

Seu brilho é inconfundível, e confere um destaque especial a brincos, colares e anéis, realçando, ainda, as pedras escolhidas para um dia tão especial.

Além disso, seus tons são ligados à pureza e à proteção, fazendo com que o material seja frequentemente escolhido para eternizar uniões através das alianças.

Ouro Amarelo

O Ouro Amarelo é, sem dúvidas, o principal procurado em joalherias por todo o mundo. E é por meio da quantidade de Ouro puro  que conseguimos determinar seus quilates, que podem variar de 10K a 24K.

Ou seja: quanto maior em quilates, mais pura é sua liga e menos metais entram na sua composição. 

É importante ressaltarmos que, para a produção de jóias (geralmente utilizadas por várias décadas), o Ouro 18K é o mais indicado, por questões igualmente importantes ao seu brilho, como, por exemplo, a durabilidade dos acessórios.

Isso porque, quando 100% puro, o Ouro se torna um metal demasiadamente macio, altamente maleável e, consequentemente, prejudicial para a resistência das joias.

Por isso, é muito comum que ele seja misturado a outros metais, aumentando significativamente seu tempo de uso.

Este metal nobre, inclusive, também é muito buscado para a produção de alianças de casamento, levando sua clássica tonalidade para este símbolo de amor.

Como usar joias em Ouro Amarelo?

A beleza clássica das joias em Ouro Amarelo não encontra grandes dificuldades ao transitar entre visuais casuais e sofisticados. 

Aqui, então, a dica é entender alguns outros detalhes sobre o acessório escolhido.

A principal delas, sem dúvidas, é sempre considerar a ocasião em que você irá usar seus brincos, anéis, colares, ou tantos outros acessórios possíveis a partir do metal em questão.

Para eventos durante o dia, por exemplo, as joias menores, com aplicações em pedras delicadas e correntes mais finas podem ser uma boa alternativa.

Se a ocasião em que for usar as joias acontecer durante a noite, você pode apostar em acabamentos maiores, mais longos, com formatos geométricos ou correntes grossas em combinação. 

Para te guiar, preparamos um passo a passo simples para seguir quando for  escolher sua joia em Ouro Amarelo. São elas:

  • Escolha uma joia para ser a principal da sua composição, moldando seu conjunto a partir dela. 

Por exemplo: em uma combinação entre brincos, anéis e colares, um desses elementos deve ser o principal, de certa forma “chamando mais atenção” em comparação aos outros elementos (igualmente importantes ao conjunto);

  • Então, escolha joias secundárias que conversem entre si, preferencialmente produzidas sob o mesmo material da joia principal. 

Aqui, geralmente, são escolhidas correntes finas, anéis de falange, pulseiras delicadas e, até mesmo, os piercings.

Ainda, os conjuntos de joias escolhidos podem ser mais minimalistas ou maximalistas, de acordo com o gosto de cada pessoa.

Quando usadas corretamente, essas joias conseguem transformar uma composição visual, adicionando sofisticação e finalizando visuais clássicos de maneira incomparável.

Além disso, é importante ressaltarmos que as joias em Ouro 18k são projetadas para durar uma vida inteira. 

Por esse motivo, os anéis de noivado e alianças de casamento podem ser usados diariamente, sem preocupações ou desgastes significativos.

Como cuidar de joias em Ouro?

Por existirem diversos tipos de Ouro é comum possuir dúvidas de como deve ser o cuidado dessas joias.

Algumas dicas dicas rápidas para mantê-las em boas condições e prolongar sua vida útil, são:

  • Evitar o contato com produtos químicos;
  • Realizar uma limpeza regular;
  • Armazená-las em locais adequados, como os porta-joias;
  • Não utilizar as joias durante atividades físicas;
  • Fique de olho quando houver sinais de desgaste, para que seja realizado o reparo.

Para ele, você pode contar com a ajuda de um joalheiro de confiança, que realizará o processo de polimento da maneira mais saudável para sua joia.

Se você quiser aprofundar os conhecimentos sobre como limpar joias em Ouro, convidamos você a ler nosso conteúdo completo com dicas e cuidados específicos

Vale a pena conferir, garantindo que sua joia continue sempre muito brilhante. 

Como foi possível conferir ao longo deste artigo, existem diversos tipos de Ouro ideais à produção de joais nos dias de hoje.

Depois de conhecer um pouco mais sobre eles, aproveite para acessar nosso site e conhecer nossa seleção completa de joias em Ouro Amarelo, Ouro Rosé e Ouro Branco

Sem dúvidas, você poderá encontrar excelentes opções para ajudar a transmitir sua essência e personalidade em joias que te acompanharão por toda a vida.

Vivara

Você tambem pode gostar