Qual a cor do Diamante? Um olhar sobre a raridade de cada tom

na imagem, duas mãos masculinas estão adicionando, com a ajuda de uma pinça, uma gema de Diamante ao aro de um anel solitário Vivara

Hoje, nós vamos mergulhar na história da “rainha das gemas”, uma das pedras preciosas mais valorizadas no mundo da joalheria. O Diamante tem uma longa história de uso em joias, e é reconhecido como símbolo de amor e compromisso desde a antiguidade. 

Na Roma Antiga, acreditava-se que o Diamante carregava propriedades mágicas, e o usavam como amuleto para proteção contra o mal. Na Idade Média, os Diamantes eram usados em joias da nobreza e da realeza.

Com o passar do tempo, a pedra preciosa se tornou cada vez mais popular como símbolo de noivados e uniões românticas, continuando insubstituível quando tratamos de joias sofisticadas.

Entretanto, uma de suas características mais importantes — sua cor — pode variar bastante, e impactar diretamente no seu valor.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, vamos explorar mais desse assunto fascinante e fundamental para quem busca a perfeição dessa pedra preciosa em joias que contam histórias únicas. 

Continue a leitura, então, e entenda melhor sobre como a cor do diamante influencia diretamente em seu valor, assim como, também, a raridade de cada tom!

Qual a cor do diamante?

na imagem, um gemólogo está segurando um diamante com uma pinça, enquanto outras gemas de Diamante estão dispostas sobre uma bandeja de manejo das pedras

Antes de explorarmos a cor Diamante, é importante entendermos como esta pedra é avaliada em termos de valor. 

O valor do Diamante é determinado por quatro critérios principais, padrão de classificação criado pelo Gemological Institute of America (GIA).

Ele é reconhecido internacionalmente como os “4 Cs”, que representam: “Color”, referindo-se à cor da pedra; “Clarity”, remete-se à pureza; “Cut”, característica determinante sobre a lapidação que a pedra recebe; e “Carat”,  em português, “quilate” — o peso do Diamante. 

Neste conteúdo, levaremos o foco a duas delas: “Color” e “Clarity”.

Afinal, a cor é um dos fatores mais importantes na determinação do valor de um Diamante, juntamente de sua clareza. 

Para entendermos melhor sobre como são formadas essas diferentes tonalidades, preparamos algumas explicações que englobam a origem e a formação natural dos Diamantes Vivara.

Confira.

Como é formada a cor de cada Diamante?

A cor do Diamante é determinada pela presença de elementos químicos ou impurezas durante sua formação. 

A presença do Nitrogênio, por exemplo, pode causar uma coloração amarela. Já a presença de Boro, por sua vez, pode resultar em um Diamante mais azulado. 

Além disso, a estrutura cristalina dessa gema natural pode afetar a forma como ele reflete a luz e, consequentemente, sua cor percebida.

Como é avaliada a cor do Diamante?

na imagem, um gemólogo está segurando um diamante com uma pinça, enquanto outras gemas de Diamante estão dispostas sobre uma bandeja de manejo das pedras

Antes de tratarmos sobre cada uma das cores encontradas em um Diamante, é importante entender como elas são definidas. 

A cor Diamante é avaliada em uma escala que vai de D (incolor) a Z (amarelo claro). 

Diamantes com cores fora desta escala, por sua vez, são considerados “Diamantes fantasia”, e também serão discutidos posteriormente neste conteúdo. 

Agora que entendemos sobre a base da classificação dessas cores, podemos entender melhor sobre a raridade de cada uma delas. Confira:

Diamante Incolor

Os Diamantes incolores (classificados como D, E ou F) são os mais valiosos, pois são os mais raros. 

Isso porque, de maneira geral, a maioria dos Diamantes contém traços de Nitrogênio que podem causar uma leve coloração amarelada, ou marrom (quando falamos desta pedra enquanto matéria-prima). 

Para entendermos melhor sobre sua raridade, podemos olhar para a proporção dessas gemas: afinal, cerca de 1 em cada 10.000 Diamantes levam uma classificação D.

Diamante negro

Composto por, principalmente, Carbono cristalizado, o Diamante Negro conta com pequenas adições de minerais em sua composição. 

Com isso, é possível encontrá-lo em tonalidades escurecidas e bastante diferentes, que são buscadas para completar joias exclusivas por todo o mundo.

Eles são encontrados nas regiões da Austrália, África do Sul e no Brasil, em áreas que são ricas em minerais (como é o caso das rochas vulcânicas), e sob temperatura e pressão bastante elevadas.

Com o objetivo de usá-lo em acessórios, sua lapidação deve ser muito atenta, principalmente pela presença dessas inclusões minerais encontradas em sua estrutura,

Nas joias, o contraste com outras pedras preciosas mais claras e materiais diversos, como o Ouro Amarelo e o Ouro Branco, fazem com que o Diamante Negro brilhe ainda mais.

Diamante brown

Com a mesma origem natural dos Diamantes Negros, os Diamantes Brown contam com variações nas quantidades minerais presentes em seus cristais de Carbono.

Isto é: a diferença entre eles é, de fato, a menor presença de substâncias minerais em sua estrutura primária. 

Por isso, pode-se encontrar algumas variações em tonalidades para esta pedra preciosa, que vão do marrom claro até o mais escuro, quase verde-oliva.

Depois de coletada, a matéria-prima do que será uma bela joia em Diamantes Brown é submetida a tratamentos essenciais à sua homogeneização, tornando-as ainda mais perfeitas para a aplicação em anéis, brincos, colares e pulseiras, por exemplo.

Diamantes fantasia

Além das cores padrão, existem, também, os Diamantes fantasia — que podem carregar tonalidades como laranja, roxo, preto e marrom. 

Esses Diamantes são avaliados de forma diferente, e sua raridade e valor dependem muito das intensidades em cor e clareza do Diamante. 

Diamantes fantasia são frequentemente usados em joias de luxo, sendo valorizados por sua exclusividade.

Tradição do Diamante ao redor do mundo 

A tradição de uso do Diamante em anéis de noivado tem uma história interessante e curiosa. O primeiro registro histórico de um anel de noivado que levava um Diamante se dá em meados de 1477, quando o arquiduque Maximiliano da Áustria ofereceu um anel de noivado de diamante a Maria de Borgonha. 

A partir daí, a ideia se espalhou pela nobreza europeia e essa pedra preciosa se tornou um símbolo de noivado para muitos casais.

Embora a tradição que envolve o uso de um Diamante em anéis de noivado tenha raízes na Europa, ela se espalhou globalmente ao longo das décadas, tornando-se uma escolha popular em muitas culturas, inclusive no Brasil.

Hoje, é difícil encontrar alguém que não associe o anel de noivado a um belo Diamante. 

Entre os tipos mais procurados no mercado das joias, estão o anel solitário e o anel cravejado, mas, entre eles, existem algumas diferenças. Acompanhe:

Anel solitário

O anel solitário é uma escolha autêntica e clássica para noivados e casamentos, representando compromisso e amor eterno. 

Ele é caracterizado por uma única pedra de diamante, que é geralmente grande e é a peça central do anel. Essa pedra única é fixada em uma estrutura lisa em Ouro, Ouro Branco, Prata ou Ouro Rosé, sem outros Diamantes ou pedras preciosas. 

Além disso, o anel solitário é, geralmente, mais minimalista, bastante elegante, e é frequentemente usado como anel de noivado, ou como parte de um conjunto de joias para ocasiões especiais, por exemplo.

Diamantes cravejados

na imagem, estão três anéis Vivara com diamantes cravejados, dispostos sobre uma caixinha de presentes na cor salmão Vivara

Os Diamantes cravejados, por sua vez, são uma opção versátil e repleta de brilho, que pode ser usada em diversas ocasiões. 

O anel cravejado é caracterizado por uma série de Diamantes (e, em alguns casos, outras pedras preciosas também) que são fixados no aro do anel. 

Nesse caso, os Diamantes podem ser de vários tamanhos, sendo sempre distribuídos ao redor do anel e formando uma linha contínua de brilho. 

O anel cravejado pode ser uma opção mais contemporânea quando falamos sobre o Diamante, e pode ser usado como joia que acompanha tendências para complementar um conjunto de roupas, por exemplo.

A partir desse conteúdo, que foi inteiramente dedicado à história dessa pedra exclusiva e fascinante, é possível compreender que a cor do Diamante é um fator bastante importante a ser considerado na compra de joias. 

Ainda, é válido ressaltar que sua ampla variedade de cores disponíveis nos oferece uma infinidade de opções, combinando com diversos gostos e estilos.

A escolha final, então, depende do gosto pessoal e do valor que cada um atribui à beleza única de cada Diamante, assim como à história que essa pedra vai carregar.

Conheça os Diamantes Vivara

Aqui na Vivara, temos o propósito de tornar cada história única e especial. Este propósito está pautado em uma estratégia de ética e transparência em nossas decisões diárias, desde a extração de matérias-primas até o resultado final, refletido em joias inesquecíveis.

Por isso, somos alinhados a iniciativas nacionais e globais que nos permitem agir com o pioneirismo e a sustentabilidade Vivara

Confirmando nosso compromisso, somos a primeira joalheria brasileira a ser membro certificado do Conselho de Joalheria Responsável respeitando os Direitos Humanos, em toda a cadeia de suprimento da indústria de joias de Ouro e de Diamantes, das minas até o varejo. 

Todos os Diamantes utilizados em nossas joias são oriundos de minas certificadas pelo processo Kimberley, mecanismo internacional de certificação da origem de Diamantes brutos. 

Te convidamos, então, a acessar nosso site e conferir a seleção exclusiva de joias com Diamantes Vivara, agregando beleza e autenticidade ao seu dia a dia, e atribuindo uma história bela, longa e transparente a todas as ocasiões especiais da vida.

Vivara

Você tambem pode gostar