Guia completo: o significado de todas as bodas de casamento

Um casal de mão dadas saindo de seu casamento.

Um assunto que é recorrente todos os anos na vida de um casal é a celebração da história construída a dois. Como tradição, os casais comemoram cada ano de união em todas as bodas de casamento! Aliás, essa prática se inicia desde o namoro, mas pode se estender por muitos anos. 

Celebrar o amor, a cumplicidade e o companheirismo após o casamento se torna ainda mais especial com comemorações que nutrem o laço da eternidade. Esse é o caso das famosas bodas!

Atualmente, existem celebrações mensais e também anuais. Muitas delas merecem alguns preparativos especiais para que essa memória permaneça sempre viva entre os eternos amantes. Para saber mais a respeito desse costume e como não deixá-lo passar em branco, confira o nosso guia completo. Você vai se surpreender!

Qual é a origem das bodas de casamento?

Um casal comemorando todas as bodas de casamento segurando um buquê de flores.
Todas as bodas de casamento têm simbologias especiais desde muito tempo.

Antes de conhecer o significado de todas as bodas de casamento, vamos voltar alguns séculos e entender a origem dessa celebração. 

Basicamente, o termo é originário do latim, em que “boda” significa “votum” que, em português, refere-se a “promessa”. Logo, estamos falando de uma celebração especial para renovar os votos do matrimônio.

A prática surgiu ainda na Idade Média, na Alemanha. Naquela época, os homens da alta burguesia tinham o hábito de presentear as suas esposas com uma coroa de prata. Esse ritual costumava marcar a comemoração de 25 anos de união. 

Mais tarde, a celebração ganhou corpo e os apaixonados passaram a surpreender as suas mulheres com outra coroa: desta vez, uma de ouro, a fim de celebrar o 50º aniversário de casamento. Memorável, não?

As bodas de casamento atualmente

Com o passar dos anos, os casais começaram a criar simbologias para cada ano de aniversário de casamento. Quanto mais longa a união, maior a importância da celebração — e, como resultado, os símbolos de cada etapa também devem ser marcados em um presente inesquecível.

Quais são todas as bodas de casamento por ano?

Um homem beijando a testa de sua mulher comemorando todas as bodas de casamento.
Cada aniversário de casamento marca um novo capítulo na vida de dois eternos apaixonados.

Após 11 meses de união, os casais já podem começar a comemorar todas as bodas de casamento clássicas

É importante entender que, cada uma delas possui o seu significado e, caso você não queira deixar a data passar esquecida, é essencial preparar uma celebração especial: uma viagem, uma joia que simbolize a história de amor ou até um jantar romântico. 

Vamos lá!

Do 1º ao 10º ano de casamento

Uma noiva com um par de alianças de ouro na mão comemorando todas as bodas de casamento.
Declare seu amor em todas as bodas de casamento e celebre sua história única.

Do 1º ao 10º ano de casamento

1º aniversário de casamento: Bodas de Papel

Iniciando o nosso guia de bodas de casamento, estão as Bodas de Papel. Comemorada no primeiro ano de matrimônio, a ocasião recebe esse nome por ainda se tratar de uma relação leve e delicada. 

Uma boa opção para celebrar é um jantar romântico ou uma reunião com os amigos mais íntimos. Surpreender a recém esposa com um anel ou colar em ouro também é uma forma inesquecível de transpassar a importância da data.

2º aniversário de casamento: Bodas de Algodão

Após dois anos de casamento, nas Bodas de Algodão, o algodão serve para representar a suavidade do relacionamento, além de refletir o fortalecimento da união, bem como, a sua esperança. 

3º aniversário de casamento: Bodas de Trigo ou Couro

As Bodas de Trigo ou Couro, do terceiro ano de casamento, é representado pelo trigo — elemento que está ligado ao crescimento. O grão também representa o cultivo e a prosperidade. 

Em paralelo, há o couro, que está relacionado à proteção e segurança do cotidiano do casal. 

Para marcar a data, considere preparar um café da manhã ou, quem sabe, um piquenique romântico em um local especial para ambos.

4º aniversário de casamento: Bodas de Flores e Frutas

As Bodas de Flores e Frutas são celebradas com o propósito de recordar a importância da prudência e da vitalidade na rotina de um casal. Tanto as flores quanto as frutas são elementos que devem ser cultivados e regados com muita dedicação para que continuem crescendo com saúde. 

5º aniversário de casamento: Bodas de Madeira ou Ferro

A madeira e o ferro são dois materiais sólidos, rígidos e utilizados como base para muitas construções. Assim, nas Bodas de Madeira ou Ferro, eles representam uma relação mais resistente e consolidada. 

Dentre todas as bodas de casamento, comemorar o aniversário de 5 anos é essencial para a história de vocês. Comemore essa conquista com uma pequena viagem romântica ou presenteie quem você ama com uma joia. As versões com cravações em pedras nobres são excelentes.

6º aniversário de casamento: Bodas de Perfume ou Açúcar

Nas Bodas de Perfume ou Açúcar, o perfume vem para simbolizar o aroma da alegria e da felicidade de uma união saudável. O açúcar, por sua vez, representa o que há de mais doce em uma vida a dois. Essa data serve para reforçar as melhores memórias que os apaixonados vêm construindo no decorrer do tempo.

7º aniversário de casamento: Bodas de Lã ou Latão

Após sete anos, o relacionamento está sólido como nunca. Na etapa das Bodas de Lã ou Latão, o latão surge para representar a cumplicidade incondicional, bem como o amor. A lã, por outro lado, simboliza o conforto presente nessa união.

8º aniversário de casamento: Bodas de Papoula ou Barro

Nas Bodas de Papoula ou Barro, a papoula é uma flor que está constantemente ligada à fertilidade e jovialidade. Em contraponto, o barro é visto como exemplo de flexibilidade — algo que é fundamental em um casamento.

Se quiser celebrar esse tempo de confiança e lealdade, encante quem você ama com uma bela joia, devidamente acompanhada de um cartão romântico. Uma gargantilha ou pulseira com pingente caem muito bem nesse momento.

9º aniversário de casamento: Bodas de Cerâmica ou Vime

Para as Bodas de Cerâmica ou Vime, conseguimos encontrar muita delicadeza no vime, mas sem abrir mão do esforço. Há também a cerâmica, que consiste em um material forte, mesmo quando entra em contato com as mais altas temperaturas. 

10º aniversário de casamento: Bodas de Estanho ou Zinco

Nas Bodas de Estanho ou Zinco, o estanho e o zinco são materiais usados para dar liga ao aço e ferro, simbolizando a estabilidade e a durabilidade de uma união. E, após 10 anos de casados, nada melhor do que comemorar em grande estilo. Afinal, de todas as bodas de casamento, é uma boda que não deve ser ignorada. 

Fora as opções de celebração já citadas, o casal pode aproveitar o momento para trocar as alianças e refazer os votos do matrimônio

Para declarar o que você sente e eternizar o seu amor, as alianças Vivara são um presente inesquecível. 

Do 11º ao 25º ano de casamento

Um homem de costas com sua esposa o abraçando e mostrando seu anel de casamento comemorando todas as bodas de casamento.
Cada boda de casamento marca um novo capítulo na vida de dois eternos apaixonados.

11º aniversário de casamento: Bodas de Aço

Nas Bodas de Aço, o aço foi escolhido por ser um material forte, resistente aos impactos e de grande estabilidade. É um elemento que pode até mudar com o tempo, mas nunca se rompe, igual o amor verdadeiro.

12º aniversário de casamento: Bodas de Ônix

Nas Bodas de Ônix, o ônix é a pedra da riqueza, da suavidade e do cuidado. E, em todas as bodas de casamento, simboliza 12 anos de fidelidade e lealdade de um casal.

13º aniversário de casamento: Bodas de Renda ou Linho

Nas Bodas de Renda ou Linho, os materiais são transparentes e obtidos após o trabalho artesanal. Nessa data, eles remetem ao período do casamento extremamente sólido e que se torna ainda mais belo após os anos. É comum presentear o cônjuge com presentes produzidos a partir desses tecidos.

14º aniversário de casamento: Bodas de Marfim

Para as Bodas de Marfim, o marfim fica mais atraente com o tempo, assim como o casamento — quanto mais tempo junto, mais bonita e sólida é a relação do casal.

15º aniversário de casamento: Bodas de Cristal

Não é todo dia que se comemoram 15 anos de casamento. Nessa etapa, com as Bodas de Cristal, é celebrada a transparência, a durabilidade e a dedicação da união. 

Para celebrar mais um período juntos, nada melhor do que encantar o seu amor com uma joia confeccionada a partir do Cristal. Celebrados eternamente como a joia do amor, os anéis solitários são os favoritos para a ocasião!

20º aniversário de casamento: Bodas de Porcelana

Após o 15º aniversário, as bodas de casamento são frequentemente comemoradas com maior afinco a cada cinco anos. Porém, destacamos que todos os períodos são extremamente importantes e merecem ser lembrados como únicos nas mais lindas histórias de amor. 

Mesmo sendo bonita, forte e tradicional, a porcelana, das Bodas de Porcelana, ainda precisa de cuidados para permanecer intacta. O mesmo ocorre no matrimônio. Celebre esse momento com uma bela viagem a dois.

 Na imagem é possível ver duas mãos com anéis dourados. Ao fundo temos uma paisagem desfocada de um lado.
Joias como brincos, anéis e colares são ótimas opções para presentear sua companheira nas bodas de casamento.

25º aniversário de casamento: Bodas de Prata

Nobre, a prata é um metal resistente. Nas Bodas de Prata, aos 25 anos de casamento, o casal conseguiu vencer diferentes desafios, lidar com diferenças e manter o brilho impecável.

A data pede por mais uma troca de alianças, além de uma festa memorável.

Do 30° ao 50° ano de casamento

30º aniversário de casamento: Bodas de Pérola

Assim como as pérolas, que se formam e vivem protegidas dentro das ostras, o casamento de 30 anos é belo e blindado. Nas Bodas de Pérola, o momento é propício para presentear a esposa com um colar composto por esse material clássico e inesquecível. 

35º aniversário de casamento: Bodas de Coral

Nas Bodas de Coral, o coral é formado lentamente, por meio do acúmulo de sedimentos, até ganhar força, intensidade e beleza. E as semelhanças com um casamento duradouro são diversas. Comemore os anos juntos com muitas cores e alegria. 

A data pede por uma festa com todos os familiares: seja no litoral ou em uma casa de campo.

40º aniversário de casamento: Bodas de Rubi

Dentre todas as bodas de casamento, as Bodas de Rubi, que estão caminhando para quase meia década de amor incondicional, merecem um presente encantador. 

O Rubi é uma pedra que representa a paixão e a chama de uma união. Viva essa data com intensidade e presenteie a sua amada com uma joia à altura. 

Os anéis com cravação em Rubi e diamante são ideais para traduzir a singularidade da sua história de amor.

45º aniversário de casamento: Bodas de Platina ou Safira

Extremamente sofisticados, a platina e a Safira são elementos que não sofrem desgastes causados pelo tempo. Tal qual um longo e especial casamento. Para celebrar a ternura das Bodas de Platina ou Safira, nada como agradar a sua companheira com um  par de brincos em Safira.

50º aniversário de casamento: Bodas de Ouro

Renovação e amor eterno: as Bodas de Ouro representam a renovação de um amor singular.

Faça uma grande festa, renove os votos e troque as suas alianças. É a hora certa para investir em uma joia em Ouro Amarelo marcante, para simbolizar a intensidade e a riqueza dessa união. 

Na imagem é possível ver duas mãos com anéis dourados. Ao fundo temos uma paisagem desfocada de um lado.
Renovação e amor eterno: as bodas de casamento representam a renovação de um amor singular.

Tabela de bodas de casamento

Agora que já mostramos o significado das bodas de casamento e as principais comemorações a serem feitas ao longo dos anos, chegou a hora de compilar todos os nomes das bodas e anos de casamento. 

Abaixo, deixamos uma lista com todos os nomes das bodas de casamento. Confira!

  • 1° ano: Bodas de Papel
  • 2° ano: Bodas de Algodão
  • 3° ano: Bodas de Trigo ou Couro
  • 4° ano: Bodas de Flores e Frutas
  • 5° ano: Bodas de Madeira ou Ferro
  • 6° ano: Bodas de Perfume ou Açúcar
  • 7° ano: Bodas de Lã ou Latão
  • 8° ano: Bodas de Papoula ou Barro
  • 9° ano: Bodas de Cerâmica ou Vime
  • 10° ano: Bodas de Estanho ou Zinco
  • 11° ano: Bodas de Aço
  • 12° ano: Bodas de Ônix
  • 13° ano: Bodas de Renda ou Linho
  • 14° ano: Bodas de Marfim
  • 15° ano: Bodas de Cristal
  • 16º ano: Bodas de Turmalina
  • 17º ano: Bodas de Rosa
  • 18º ano: Bodas de Turquesa
  • 19º ano: Bodas de Cretone ou Água-marinha
  • 20º ano: Bodas de Porcelana
  • 21º ano: Bodas de Zircão
  • 22º ano: Bodas de Louça
  • 23º ano: Bodas de Palha
  • 24º ano: Bodas de Opala
  • 25º ano: Bodas de Prata
  • 26º ano: Bodas de Alexandrita
  • 27º ano: Bodas de Crisopázio
  • 28º ano: Bodas de Hematita
  • 29º ano: Bodas de Erva
  • 30º ano: Bodas de Pérola
  • 31º ano: Bodas de Nácar
  • 32º ano: Bodas de Pinho
  • 33º ano: Bodas de Crizo
  • 34º ano: Bodas de Oliveira
  • 35º ano: Bodas de Coral
  • 36º ano: Bodas de Cedro
  • 37º ano: Bodas de Aventurina
  • 38º ano: Bodas de Carvalho
  • 39º ano: Bodas de Mármore
  • 40º ano: Bodas de Rubi ou Esmeralda
  • 41º ano: Bodas de Seda
  • 42º ano: Bodas de Prata Dourada
  • 43º ano: Bodas de Azeviche
  • 44º ano: Bodas de Carbonato
  • 45º ano: Bodas de Platina ou Safira
  • 46º ano: Bodas de Alabastro
  • 47º ano: Bodas de Jaspe
  • 48º ano: Bodas de Granito
  • 49º ano: Bodas de Heliotrópio
  • 50º ano: Bodas de Ouro
  • 51º ano: Bodas de Bronze
  • 52º ano: Bodas de Argila
  • 53º ano: Bodas de Antimônio
  • 54º ano: Bodas de Níquel
  • 55º ano: Bodas de Ametista
  • 56º ano: Bodas de Malaquita
  • 57º ano: Bodas de Lápis Lazuli
  • 58º ano: Bodas de Vidro
  • 59º ano: Bodas de Cereja
  • 60º ano: Bodas de Diamante ou Jade
  • 61º ano: Bodas de Cobre
  • 62º ano: Bodas de Telurita
  • 63º ano: Bodas de Sândalo ou Lilás
  • 64º ano: Bodas de Fabulita
  • 65º ano: Bodas de Ferro
  • 66º ano: Bodas de Ébanos
  • 67º ano: Bodas de Neve
  • 68º ano: Bodas de Chumbo
  • 69º ano: Bodas de Mercúrio
  • 70º ano: Bodas de Vinho
  • 71º ano: Bodas de Zinco
  • 72º ano: Bodas de Aveia
  • 73º ano: Bodas de Manjerona
  • 74º ano: Bodas de Macieira
  • 75º ano: Bodas de Brilhante ou Alabastro
  • 76º ano: Bodas de Cipreste
  • 77º ano: Bodas de Alfazema
  • 78º ano: Bodas de Benjoim
  • 79º ano: Bodas de Café
  • 80º ano: Bodas de Nogueira ou Carvalho
  • 81º ano: Bodas de Cacau
  • 82º ano: Bodas de Cravo
  • 83º ano: Bodas de Begônia
  • 84º ano: Bodas de Crisântemo
  • 85º ano: Bodas de Girassol
  • 86º ano: Bodas de Hortênsia
  • 87º ano: Bodas de Nogueira
  • 88º ano: Bodas de Pêra
  • 89º ano: Bodas de Figueira
  • 90º ano: Bodas de Álamo
  • 91º ano: Bodas de Pinheiro
  • 92º ano: Bodas de Salgueiro
  • 93º ano: Bodas de Imbuia
  • 94º ano: Bodas de Palmeira
  • 95º ano: Bodas de Sândalo
  • 96º ano: Bodas de Oliveira
  • 97º ano: Bodas de Abeto
  • 98º ano: Bodas de Pinheiro
  • 99º ano: Bodas de Salgueiro
  • 100º ano: Bodas de Jequitibá

Como vimos, todas as bodas de casamento servem para reforçar os votos matrimoniais. Mas, não só isso: essa comemoração ainda é importante para fazer com que o casal permaneça ainda mais unido. 

Esses momentos são imprescindíveis para relembrar os votos e para marcar um novo capítulo na sua história de amor.

A Vivara é uma marca de alta joalheria que valoriza os momentos marcantes na vida de um casal, afinal, o amor é um dos nossos tesouros mais preciosos. Estamos aqui para te acompanhar em todas as etapas da vida, ajudando a tornar histórias únicas e especiais.

Caso queira continuar se aprofundando em dicas como essas ou descobrir como surpreender em diferentes ocasiões, aproveite outras dicas aqui em nosso blog e mergulhe em conteúdos exclusivos.

Vivara

Você tambem pode gostar