Guia completo: como identificar um diamante verdadeiro?

Uma pinça de como identificar um diamante verdadeiro.

Tradicionalmente, uma joia nobre deve vir acompanhada de uma bela pedra. Visualmente bonita e durável, ela é responsável por levar mais brilho, cor e vida para uma joia— elevando o seu valor e importância. 

Nesse sentido, a pedra que mais é procurada para compor e embelezar joias, com certeza, é o Diamante. E, quando falamos sobre isso, muitas pessoas se questionam sobre como identificar um diamante real.

O interesse pelo tema não é de se estranhar, afinal, o diamante é uma das pedras mais preciosas do mundo e a gema preferida quando o assunto é casamento e ocasiões especiais. Com a máxima perfeição, eles estão presentes em diferentes acessórios da alta joalheria, desde anéis, até brincos, colares e pulseiras

Por isso, se você sonha em adquirir uma joia com essas características ou, até mesmo, presentear alguém especial, é de extrema importância saber avaliar um diamante e garantir a sua melhor escolha. 

Caso não saiba por onde começar, este é o momento certo. Neste post, te contamos todos os detalhes sobre essa pedra ímpar: o que é, como é feita, os tipos existentes e, claro, o passo a passo para identificar um diamante verdadeiro. 

Anote as recomendações e surpreenda quem você ama em grande estilo!

Afinal, como é feito o diamante?

Uma pedra de diamante ampliada para descobrir como identificar um diamante verdadeiro.
Todo diamante tem uma história. Descubra a origem das pedras que simbolizam a eternidade.

Antes de descobrir como identificar um diamante verdadeiro, vamos saber mais sobre essa pedra especial. Originária do grego, a palavra diamante quer dizer “adamas“, que significa “indestrutível” e as suas primeiras versões se formaram há mais de 2,5 bilhões de anos.

Desejada por muitos, essa é uma das pedras nobres mais conhecidas do mundo. De modo geral, estamos falando de uma espécie de cristal, pertencente à categoria dos minerais nativos. 

Tal matéria é composta por carbono puro, mas em forma cristalizada. Aliás, este é o material mais sólido de todo o planeta, sendo também uma das pedras mais caras que existem. 

O diamante bruto pode ser encontrado nas minas. Porém, ao serem extraídos, tendem a apresentar uma forma distinta daquela que encontramos nas joalherias — ou seja, opacos. O brilho, porém, vem após a lapidação

Hoje em dia, existem diamantes produzidos em laboratórios. Diferentemente do que se acredita, eles não consistem em peças modificadas, mas sim, apresentam o mesmo composto químico daquelas encontradas na natureza.

Características do diamante verdadeiro

Um anel com diamantes com uma pinça de como identificar um diamante verdadeiro.
  • Na natureza, o diamante pode se formar de diferentes maneiras. Ainda assim, para que isso aconteça, é necessário que o ambiente apresente pressões e temperaturas altíssimas. O modo mais frequente ocorre nos mantos terrestres, que estão situados a 150 km de profundidade;
  • A sua estrutura é formada por átomos de carbono puro, distribuídos em seus vértices e, somente um, em sua área central. Isso faz com que a pedra seja compacta e com elevada densidade (3,5g / cm3);
  • O diamante apresenta alta dureza. De acordo com a Escala de Mohs, a pedra apresenta dureza de 10 — valor máximo que a medida consegue alcançar; 
  • É uma pedra que não pode ser riscada por nenhuma outra, muito menos, por materiais distintos. Somente um diamante verdadeiro consegue causar riscos no outro; 
  • O diamante possui alto índice de refração. Assim, após a sua lapidação, é possível obter uma peça extremamente brilhante.

Como identificar um diamante verdadeiro?

Mas, afinal, como identificar um diamante verdadeiro? Ter esse cuidado é essencial, ainda mais, porque o número de falsificações de pedras preciosas é cada vez maior. 

E, diante disso, é claro que você não deseja correr o risco de se enganar durante uma compra, não é mesmo? 

Ao ter a garantia de adquirir um diamante verdadeiro, será possível ter em mãos uma joia valiosa, confeccionada a partir dos melhores materiais do mercado e que, como resultado, poderá durar muitos e muitos anos, podendo, até mesmo, fazer parte da história de sua família.

O lado bom é que existem diferentes métodos que podem ser praticados por quem deseja aprender como identificar um diamante verdadeiro. Listamos esse passo a passo para te ajudar nessa tarefa:

1. Use a técnica do bafejo

Um truque muito simples para entender como identificar um diamante verdadeiro é a técnica do bafejo. Funciona assim: você terá que colocar o diamante em frente à boca e soltar o ar. O processo é o mesmo que realizamos em um espelho ou vidro, quando queremos escrever algo em sua superfície.

Se a pedra continua embaçada por mais de dois segundos, as chances de se tratar de uma falsificação são grandes. Um diamante real é conhecido pelo seu poder de dispersar o calor rapidamente, impedindo o efeito embaçado por muito tempo.

2. Considere o metal que acompanha a joia 

Dificilmente, você encontrará uma joia de diamante acompanhada de um metal de baixo valor, como o aço inoxidável. Por isso, é necessário sempre considerar o material onde a pedra preciosa está cravada

A dica é observar na parte interna da joia e identificar o quilate do metal. As opções nobres, normalmente, apresentam as seguintes iniciais: 

  • 10K; 
  • 14K; 
  • 18K; 
  • 585; 
  • 750; 
  • 900; 
  • 950; 
  • PT; 
  • Plat. 

Em contrapartida, caso encontre a inicial C.Z, de zircônia cúbica, é muito provável que o diamante não seja verdadeiro.

3. De olho no brilho

Um diamante verdadeiro possui reflexos em tonalidades acinzentadas — e nunca coloridas (mesmo os diamantes coloridos). Com isso em mente, se a pedra for analisada e apresentar reflexos em cores diferentes, é melhor ficar atento. 

Não se esqueça que as pedras preciosas originais possuem um elevado grau de refração. Isso quer dizer que, diante de uma boa fonte de luz, refletem um brilho intenso e único, em qualquer lado de sua gema.

4. Vá até um joalheiro

Por último, o método mais eficiente para identificar um diamante verdadeiro é levando a joia até o relojoeiro. Com instrumentos específicos, esse profissional conseguirá perceber as imperfeições que somente uma pedra verdadeira possui. Enquanto isso, as versões falsificadas costumam ser muito bem acabadas, com o mínimo de falhas. 

Vale destacar que essas imperfeições são originárias do processo natural de mineração — tecnicamente conhecidas como inclusões. Como resultado, ao observá-las com uma ferramenta própria, o relojoeiro conseguirá saber se o material conta com manchas ou pequenas variações de cor.

Na imagem é possível ver um anel de diamante verdadeiro se destacando de um fundo preto.
Saber identificar um diamante verdadeiro é essencial para não errar na escolha da joia perfeita.

Quais são os tipos de diamante?

Para saber como identificar um diamante verdadeiro, é preciso ter em mente que existem diferentes cores dessa pedra preciosa na natureza. Na maioria das vezes, elas se apresentam em versões amarelas e brancas translúcidas, quase incolores. 

De todo modo, o Gemological Institute of America (GIA) também estipulou certos padrões para classificar esse material e os seus tons. A classificação começa na letra D, que significa incolor, até a Z, que diz respeito aos modelos de tonalidade marcante. 

Veja a tabela abaixo: 

D, E e FG, H, I e JK, L e MN a Z
Diamante sem coloração.Diamante quase sem nenhuma cor.Diamante com cor levemente perceptível.Diamante com cor vívida.

Ou seja, essa tabela pode ser utilizada como um guia para vendedores e compradores de diversos tipos de diamantes. Ainda vale ressaltar que as opções coloridas são difíceis de encontrar, mas não impossíveis de serem comercializadas. 

Entre as tonalidades mais comuns, estão: 

Diamante amarelo 

Um diamante amarelo apresenta nitrogênio em sua composição. Uma pequena porcentagem desse composto é o suficiente para transformar um diamante incolor em uma peça amarelada.

Diamante laranja

O diamante laranja também apresenta concentração de nitrogênio. A única diferença, é que os átomos são alinhados de um modo muito específico, fazendo com que essa opção seja extremamente rara.

Diamante azul

O diamante azul é formado pelo elemento Boro e pode ser encontrado tanto em versões claras quanto em escuras.  

Diamante vermelho

O diamante vermelho é o diamante mais raro que existe, sendo encontrado somente na África, Austrália e Brasil. Existem ainda algumas variações dessa cor, como acontece com o diamante rosa.

Na imagem é possível ver uma pedra de diamante verdadeiro sendo exposto contra a luz.
Diamantes verdadeiros são pedras que, pela alta durabilidade, podem acompanhar gerações de uma família.

Os formatos do diamante verdadeiro

Entender como é feito o diamante também é essencial para acertar na sua escolha. Após ser extraída da natureza, essa pedra passa pelo processo de lapidação. Na alta joalheria, esse trabalho pode ser dividido em três grupos: o das lapidações lisas, das facetadas e das mistas. 

Vamos descobrir mais sobre cada uma delas?

Lapidação lisa

A lapidação lisa pode apresentar duas formas diferentes. A primeira, é a cabochon, ou “caboche“, em francês, e consiste em um detalhe bem simples — utilizado para evidenciar os efeitos óticos que o diamante pode promover. 

Já a segunda é a lapidação plana, conhecida como convexa, em que a parte superior da pedra preciosa é lapidada com uma sutil curvatura. 

Lapidação facetada

Durante o processo de entender como identificar um diamante, é primordial conhecer a lapidação facetada. Como o nome já diz, ela é feita em facetas e apresenta três formatos distintos: 

  • Lapidação brilhante: é a mais popular de todas, com 57 facetas paralelas;
  • Lapidação esmeralda: possui design octogonal; 
  • Lapidação degrau: conta com diferentes desníveis nas laterais da gema.

Lapidação mista 

Como o nome já diz, a lapidação mista é uma versão com duas variedades de lapidação na mesma pedra. Por exemplo: em uma parte, possui a superfície lisa; enquanto na outra, surge facetada ou em degraus. 

Fora isso, os diamantes podem ser encontrados nas joalherias em variadas formas, como a arredondada, triangular, ovalada, trapézio, navette, baguette, hexagonal, french-cut, entre outros.

Qual a diferença entre um cristal e um diamante?

Diferentemente dos diamantes verdadeiros, os cristais podem ser encontrados na natureza em diferentes formatos e tamanhos. É muito comum encontrar cristais em tonalidades variadas. 

Além disso, enquanto o diamante possui 10 na Escala Mohs, os cristais apresentam um número inferior, variando entre 6 e 7. 

Na imagem é possível ver um conjunto de aneis prateados com um detalhe de diamantes verdadeiros ao centro
Pela sua versatilidade e delicadeza, os diamantes verdadeiros são pedras ideais para compor diversos tipos de joias.

Conheça os diamantes Vivara

Diamonds are forever. Na Vivara, eternizamos sua história através de um diamante único.

Ao adquirir uma das joias compostas por essa delicada e encantadora pedra preciosa, o cliente terá a garantia de uma gema produzida com base nas especificações técnicas e gemológicas globais de seus 4 Cs: 

  • Cor (Color);
  • Pureza (Clarity); 
  • Lapidação (Cut);
  • Peso em Quilates (Carat Weight). 

Além disso, desde sua fundação, a Vivara vem investindo em ações que estimulam o desenvolvimento sustentável. Assim, os diamantes utilizados em cada coleção são oriundos de minas certificadas pelo Processo Kimberley — responsável por garantir o fluxo de pedras preciosas legais e extraídas em países fora de zonas de conflito. 

Ao adquirir uma joia de diamantes Vivara, será possível contar com uma peça de design exclusivo, desenvolvida com atenção aos pequenos detalhes e que garante cuidados com o meio ambiente em todas as produções.

Além de ter um brilho único e especial, os diamantes Vivara são delicadamente cravados e lapidados com minúcia e precisão para eternizar as histórias mais especiais.

E então, após descobrir como identificar um diamante, aproveite para acessar a nossa loja virtual e explore um mix de diferentes tamanhos, combinações e designs. Afinal, apenas uma joia de diamante especial confere a magia de celebrar momentos únicos com um brilho eterno e inconfundível.

Vivara

Você tambem pode gostar