Tipos de prata: aprenda a identificá-los

Não é de hoje que as joias em prata vêm se destacando no universo da joalheria. Nas últimas temporadas, amantes de moda e estilo estão apostando em peso nesses modelos, uma vez que são charmosos, versáteis e também apresentam altíssima qualidade. Porém, o que poucos sabem é que há diferentes tipos de prata no mercado. 

Isso mesmo! Estamos falando de peças de materiais diversos e que apresentam características únicas no resultado final de uma joia. Por essas e outras, é sempre importante ter essas informações em mente, especialmente na hora de ir às compras e acertar em sua escolha. 

Se você deseja descobrir mais sobre o assunto, fique tranquila. Hoje, reunimos neste post todos os detalhes sobre os tipos de prata: quais são, onde são utilizados e os seus pontos positivos. Acompanhe e anote tudo!

Os tipos de prata normalmente vendidos

Colar feito com uma pérola, demonstrando um  dos tipos de prata na corrente.
Cada um dos tipos de prata cada uma conta com as suas características

Quando falamos a respeito das joias em prata, há quem acredite que essas peças são todas iguais. Nada disso! Atualmente, podemos dizer que existem variados tipos de prata e cada uma conta com as suas características e níveis de qualidade. Vamos conhecê-las?

Prata 1000 Fina 

Para começar, vamos falar sobre a Prata 1000 Fina. Basicamente, trata-se da versão mais pura do material: com 99,9% de pureza e somente 0,1% de outro elemento. 

Como o próprio nome já diz, esse tipo de prata apresenta um brilho fino, extremamente intenso. Contudo, por apresentar uma densidade macia, tal opção também é suscetível a amassados e arranhões, ainda mais em se tratando de pulseiras ou anéis — peças que se danificam com certa facilidade. 

O ideal, portanto, é utilizar a Prata 1000 Fina somente em colares e brincos

Prata 925 ou prata de lei

Em seguida, está a Prata 925. Este é o tipo de prata mais utilizado no mercado internacional e, consequentemente, também no Brasil. Em sua liga, há em torno de 92.5% de prata; enquanto os demais 7.5% são originários de outros materiais, como o cobre. 

Nesse caso, esse material é utilizado para fazer com que a prata se torne mais resistente e, assim, durável. Graças a essa liga, ainda há a possibilidade de promover um melhor brilho e tonalidade para a joia. Vale lembrar que a Prata 925 apresenta uma tonalidade muito parecida à do Ouro Branco. 

Quer investir em uma joia com essas características? Observe se o seu selo de qualidade é o 925 ou 925 STG. Bem fácil!

Prata 950 

Dentre os tipos de prata, há ainda a Prata 950. Muito parecida com a Prata 925. Aqui, a única diferença está na quantidade do metal presente em sua composição uma vez que Prata 950 apresenta 95% de prata e somente 5% de outros materiais. 

Na prática, esse detalhe pode ser notado com os anos. Por se tratar de uma fórmula ainda mais pura, a Prata 950 tende a escurecer um pouco mais do que a Prata 925. De todo modo, é sempre interessante lembrar que essa reação é natural e pode ser tranquilamente resolvida com o uso de produtos próprios para essa finalidade.

É bom frisar, também, que ambas as opções são excelentes para a fabricação de joias. Com elas, existe a possibilidade de criar vários tipos de correntes de prata, como aquelas que variam de espessura e comprimento.

Prata Argentium

Não podemos deixar de lado a Prata Argentium — uma versão composta de ligas não manchadas, como o germânio e o cobre. 

Nessa opção, é possível encontrar, pelo menos, 92% de prata e, em paralelo, o germânio serve para proteger o material contra o surgimento de manchas, sendo também um material de maior rigidez. 

Em geral, essa opção de prata exige uma manutenção menor e, como consequência, também demora mais para apresentar manchas em sua superfície. Fazendo dela a Prata mais cara e rara no mercado

Por fim, o seu selo de qualidade é o mesmo utilizado para as versões 925. 

Prata 90

Por fim, para finalizar a lista de tipos de prata, temos a Prata 90. 

Essa prata, ao contrário das demais descritas anteriormente, é mais utilizada para banhar objetos de metais nobres (como latão, cobre ou aço inox) até uma espessura de 90 mícrons com o objetivo de manter as características originais das peças. 

Os melhores tipos de prata

Pulseira Vivara demonstrando um dos tipos de prata.
Na Vivara nossas joias são forjadas com os tipos de prata mais excelentes.

No universo da joalheria, os tipos de prata mais indicados para a confecção de joias são a Prata 925 e a Prata 950. Ambas possuem excelente maleabilidade e apresentam um grau de pureza elevado, ajudando a fazer com que a joia se torne ainda mais especial. 

Porém, como já foi dito, o ideal é investir nos cuidados frequentes com esse material. A dica da Vivara é limpar o seu item em prata logo após utilizá-lo. Um ponto interessante é também evitar que as suas joias fiquem muito tempo em contato com o ar. 

Por essa razão, uma solução bacana é guardá-las em um saquinho plástico ou, até mesmo, embrulhar cada item em um papel fino. Depois, considere manter as peças em um local seco e arejado, preferencialmente em ou porta-joias.

A minha joia de prata escureceu. E agora?

Caso o seu brinco, corrente, anel, pulseira ou qualquer outra joia de prata tenha escurecido, não se preocupe! Para solucionar o problema, você pode utilizar uma mistura muito poderosa. 

O truque é misturar um pouco de bicarbonato de sódio, sal, água e detergente neutro. Mexa bem e, em seguida, passe a solução diretamente no produto. Outra dica, ainda, é utilizar uma flanela macia e um produto próprio para essa finalidade – também conhecido como “limpa prata”. 

Para mais informações, dê uma olhada em nossa página de cuidados com as joias.

Razões para usar e abusar das joias em prata 

Não é à toa que as joias confeccionadas em prata conquistaram de vez o coração da maior parte das pessoas apaixonadas por moda. Afinal, existem vários diferenciais que podem ser aproveitados ao levar esses acessórios para os seus looks diários. Para te deixar por dentro, nos adiantamos e listamos os principais deles para você. 

Excelente durabilidade 

Está em busca de uma joia com excelente custo-benefício? Então, as joias em prata são excelentes para essa finalidade. Isso porque, tais peças apresentam excelente qualidade e longa vida útil. 

Logo, se você investir em um produto como este – e cuidar dele adequadamente – poderá tê-lo em seu closet por muitos e muitos anos. Por esse motivo, há quem diga que este é um investimento para a vida inteira. 

Alta versatilidade

As joias dos mais variados tipos de prata são extremamente versáteis.

Outro ponto super positivo das joias em prata diz respeito à versatilidade. Por contarem com uma tonalidade prateada e, logo, neutra, tais peças são muito fáceis de combinar — ficando lindíssimas em looks de variados estilos e ocasiões

Assim, podemos dizer que os brincos, anéis, colares e pulseiras em prata dão o match perfeito tanto com roupas de frio, quanto com as de calor, se encaixando também em eventos descolados ou mais refinados. Quem usa, se apaixona!

Longe de alergias

No universo das bijuterias, não é raro encontrar acessórios compostos por materiais inferiores, sendo eles o níquel e o latão. 

A princípio, você até pode imaginar que tais elementos não prejudicam a pele, porém, ao entrar em contato com certas dermes eles podem causar reações alérgicas — levando a coceiras, vermelhidão e até inflamações mais intensas. 

Já para evitar essa situação, o uso das joias em prata é excelente, uma vez que tais produtos são considerados hipoalergênicos e podem se manter sempre em contato direto com a pele. 

Fácil manutenção

Anel de prata Vivara, demonstrando um dos tipos de prata.

Como comentamos anteriormente, as joias dos mais diversos tipos de prata escurecem. É um processo natural que ocorre ao longo dos anos e do uso do artigo. 

Porém, apesar disso, existem diversas formas de restaurá-las e manter o brilho de forma prática e rápida. Tudo pensando, claro, em conservar tanto a beleza que a prata oferece quanto a durabilidade do produto.

É atemporal
Independentemente das tendências vigentes, as joias em prata sempre estão com tudo! Sim, tais artigos são atemporais e podem ser encontrados facilmente nas lojas mais renomadas do setor. Em paralelo, a prata é um material muito versátil, que combina bem com outros materiais e te ajudará a deixar qualquer look mais interessante. As possibilidades são infinitas!

Como vimos, existem diferentes tipos de prata — e ter essas informações em mente é essencial para o momento da sua compra. Com essas dicas, você já está preparada para arrasar na escolha de suas próximas joias, garantindo looks impecáveis para qualquer ocasião.

E aí, curtiu? Agora, aproveite para explorar a loja virtual da Vivara e encontrar os modelos de brincos, colares, anéis e pulseiras que mais se encaixam no seu perfil. 

Vivara

Você tambem pode gostar