Como guardar joias: aprenda a organizá-las da maneira correta!

joia dentro da caixinha de presentes vivara

Hoje, o time da Vivara te ensinará como guardar joias da maneira adequada. Todo amante de joias sabe que brincos, anéis, colares e demais elementos são joias delicadas e precisam de cuidados especiais.

Não é todo mundo que sabe como armazená-las corretamente. Mas isso não é à toa. Às vezes pode ser difícil ter ideias para guardar brincos ou mesmo como guardar pulseiras e colares.  

O que se pode falar é que joias bem armazenadas duram mais e permanecem como novas por muito tempo.

Assim, se você deseja manter os seus bens valiosos intactos por mais tempo e, quem sabe, até passá-los de por gerações, nada melhor do que entender, de fato, como guardar joias de maneira correta, sem correr o risco de danificá-lo ou prejudicar o seu valor de mercado. Assim,  cuidar das joias é fundamental em qualquer situação!

 Aqui, não há muito segredo. Apenas será preciso investir em hábitos simples, mas valiosos, e que manterão a estrutura de cada joia em perfeito estado. Para saber quais são eles e praticá-los desde já, continue acompanhando o nosso texto sobre porta-joias e anote as sugestões de especialistas.

Dicas de como guardar joias

Quando falamos em guardar joias, é importante ter em mente duas questões importantíssimas.  Em primeiro lugar, você terá que encontrar um local adequado para manter os seus pertences devidamente protegidos. 

O segundo ponto, por sua vez, diz respeito às questões de higiene. Até porque, não adiantaria colocar as suas joias em um espaço previamente pensado se, no fim, você não prezar pela limpeza – contribuindo para o acúmulo de sujeira a longo prazo. 

Portanto, chegou o momento de se preparar e partir para a higienização e organização. Abaixo, te mostraremos como dar o primeiro passo.

Porta-joias com divisórias

porta joias grande retangular vivara
O porta-joias com divisórias é uma ótima opção para coleções robustas!

A primeira dica para quem deseja guardar joias corretamente é manter as joias separadas. Nesse caso, é interessante investir em uma opção como um porta-joia maior com divisórias.

Essas estruturas podem ser compradas nas lojas Vivara — sempre considerando o tamanho interno da gaveta do porta-joias para que a divisória não seja grande ou pequena demais. 

Nesse caso, essa dica é válida, pois faz com não seja necessário solicitar os serviços de um profissional. Essa opção também traz divisões que ainda oferecem um forro, a maior parte em veludo ou algum outro tecido bem macio. Esse cuidado garantirá que as suas joias fiquem não apenas separadas e organizadas, como também, corretamente conservadas e com menos chances de apresentar riscos e manchas.

Porta-joias em formato de caixa

Caso você tenha pouco espaço livre dentro de casa, tudo bem! Como solução para guardar joias, também indicamos o uso dos porta-joias em formato de caixa. Assim você pode ter algo com medidas especiais, por exemplo um porta colar para sua joia preferida.

Aqui na Vivara temos um exemplo ideal para você de porta joias em formato de caixa. Há outros que vamos mostrar para você ao longo desse post, em outras cores e formatos.

Com elas em mãos, você conseguirá guardar essa caixa exclusiva em seu armário, em uma estante ou em uma gaveta espaçosa. 

O padrão porta-joias

Porta-joias preto pequeno
O porta-joias Vivara são feitos com materiais de alta qualidade e feitos para cuidar de suas joias com segurança!

Além das opções citadas de como guardar joias assim como colares e anéis, obviamente não podemos esquecer de citar o porta-joias. 

Além de lindo e muito parecido com um estojo, esse acessório é, na maioria das vezes, confeccionado a partir de materiais resistentes, como o couro. 

Na parte interna, por sua vez, o acessório possui um revestimento reforçado em tecido, acompanhando divisórias ou ganchos internos que facilitam seu trabalho na hora de organizar colar, anéis, brincos e  pulseiras.

Ao contar com esse elemento em seu closet, tudo ficará mais fácil. No dia a dia, você conseguirá organizar joias e seus pertences separadamente, agilizando — e muito! — na hora de montar um visual caprichado. Além dessas vantagens fantásticas, a caixa para guardar joias pode ser levada em sua mala para diversas viagens, especialmente por se tratar de um produto compacto e de fácil armazenamento. Desse modo, toda a organização poderá ser estendida para outros lugares, independentemente de onde você estiver.

Bons hábitos que não podem ser ignorados

Como foi dito, além de investir em um bom organizador, existem outras práticas, principalmente de higiene, que devem ser seguidas na hora de guardar joias corretamente. Não sabe quais são elas? Te mostramos já!

  • O local: é necessário manter as joias longe do sol e da umidade, uma vez que esses fatores são os responsáveis por acelerar o processo de deterioração e oxidação dos produtos – inclusive em se tratando de Prata de Lei e Ouro; 
  • Os cosméticos: evite o contato das joias com os seus perfumes, maquiagens e até cremes hidratantes. Se possível, coloque os seus brincos, colares e anéis somente após aplicar essas fórmulas no corpo; 
  • A higienização: de tempos em tempos, limpe delicadamente cada produto armazenado. Para tanto, utilize uma flanela macia e faça o polimento. Caso haja a possibilidade, também é bacana levar os seus pertences em um joalheiro, para que ele realize a limpeza adequada de cada produto.

Como guardar brincos?

Você sabia que existe um jeito específico para guardar brincos? E claro que vamos dividir essa dica com você. 

Para os modelos com ou sem tarraxa, uma boa solução  para guardar joias é mantê-las entrelaçadas. Apesar de ser uma dica simples, no dia a dia será possível ter muito mais praticidade — descartando a possibilidade de perder os pares ou até as próprias tarraxas. 

Para descobrir como organizar brincos, também indicamos evitar misturar as tarraxas entre os brincos. Isso porque, cada modelo possui um tamanho adequado e que deve ser utilizado ao longo de toda a sua vida útil, promovendo mais conforto e boa fixação. 

Como guardar colares?

Porta joia vivara
Com acabamento delicado e com materiais de qualidade, o porta-joias Vivara é a melhor opção para guardar tudo o que você ama e cuida!

Finalmente, chegou o momento de aprender como guardar colar. Nessa fase, você precisará ter um cuidado redobrado, uma vez que essas joias podem acabar enrolando, ainda mais, se estivermos falando de modelos longos.

Não tem segredo: para deixar o seu organizador de colares da maneira correta, você pode guardar joias usando as divisórias dos portas-joias no formato de caixa como mostramos ou no porta-joias maior como na imagem acima. 

Mais ideias para guardar colares

Para não guardar os colares de maneira inadequada, você pode investir em porta-joias gaveteiros que são revestidos com tecido ideal, como sugerimos anteriormente. 

Além de ter versões de porta-joias ideais para você guardar seus colares e demais joias, há também a opção específica para guardar relógios. Vale conferir.

Agora que você já aprendeu todas essas dicas de como guardar joias, que tal conhecer as principais dicas do Blog Vivara para aplicar no seu dia a dia e confira também a diversidade de opções Vivara de acessórios que te auxiliarão na hora de guardar suas joias e acessórios favoritos. Aproveite e aprenda mais conosco.

Vivara

Você tambem pode gostar