O que é ear cuff e como combiná-lo em seu look?

Marina Rui Barbosa usando ear cuff Life by Vivara

Todo mundo que se preocupa em se vestir bem, com certeza, sempre conta com boas joias para complementar os seus visuais. Afinal, nada melhor do que um brinco, um colar ou uma pulseira para renovar a produção, a deixando mais estilosa e atualizada. E, dentro dessa categoria, ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é ear cuff. 

Chegou a hora de desvendar esse mistério. De modo geral, estamos falando de um brinco que, recentemente, se tornou o favorito das celebridades e influenciadores mundo afora. Assim, rapidamente, tal modelo também conseguiu conquistar o seu espaço no street style, sendo o grande destaque de combinações sofisticadas ou casuais

Seja como for, existem várias vantagens que podem ser aproveitadas ao levar a joia para o seu dia a dia, como muito mais personalidade e até praticidade na hora de elaborar uma composição. 

Por isso, que tal descobrir o que é ear cuff e como usá-lo da maneira correta? Hoje, trouxemos todas as informações necessárias a respeito do assunto. Acompanhe o nosso conteúdo especial e inspire-se a inovar em seus looks daqui para frente.

Como surgiu o ear cuff?

Para garantir as melhores produções é preciso, antes de mais nada, saber como surgem algumas tendências. Por isso, vamos te explicar detalhadamente o que é ear cuff. 

De modo geral, podemos dizer que esse tipo de joia surgiu no ápice do movimento punk — cenário que ocorreu entre os anos 1970 e 1980. 

No entanto, o tempo passou e tal modelo chegou aos especialistas em moda e estilo,  em desfiles especiais que ajudaram a popularizar a joia. Hoje em dia, o brinco ear cuff ganhou diferentes releituras e, obviamente, já não carrega mais a mesma estética das versões utilizadas pelos punks. 

Atual, estilosa e versátil, a joia pode ser levada tanto para eventos realizados durante o dia, quanto para ocasiões noturnas — sejam elas formais ou informais. Adicionando à toda a combinação um brilho extra, mantendo o charme e personalidade de um look. 

O que é ear cuff?

ear cuff com diamantes e pedras em cor  lilás.

Até aqui, já sabemos que o ear cuff é um brinco. Contudo, precisamos ressaltar as suas características mais marcantes. Ao contrário das versões tradicionais, estas são conhecidas por ocupar uma boa parte da região do lóbulo da orelha, apresentando também, um comprimento que se distribui “de baixo para cima”. 

Por essas razões os brincos ear cuff devem ser posicionados no furo padrão da orelha — enquanto isso, todo o seu design deverá acompanhar a cartilagem, criando um desenho singular.

Desse modo, o ear cuff consegue fazer com que a composição das joias fuja um pouco do óbvio, ainda mais, se o modelo apresentar a aplicação de pedrarias nobres e coloridas, como acontece com a Rubi, a Esmeralda, o Topázio e os Diamantes

Quais são os tipos de brincos ear cuff? 

Diante de tamanho sucesso, os brincos ear cuff ganharam os holofotes de muitas marcas de joias, tanto nacionais, quanto internacionais. 

Entre elas, a Vivara se destaca, pois conta com modelos para todos os gostos e que transitam entre os visuais discretos até os mais exuberantes. De todo modo, a boa notícia é que existem soluções para pessoas de todos os estilos. Abaixo, falamos um pouco mais sobre eles. 

Ear cuff tradicional 

No topo da nossa lista sobre brincos ear cuff, temos a versão tradicional da joia. Nesse caso, o produto é formado por uma fileira de aplicação de pedras nobres que, por sua vez, devem permear todo o lóbulo da orelha. Com isso, o efeito é de um look muito mais brilhante, sofisticado e, de acordo com as pedras utilizadas, colorido. 

Ear cuff minimalista 

Para pessoas que preferem montar combinações neutras e discretas, os brincos ear cuff minimalistas são as melhores soluções. 

Estamos falando de joias que dispensam a aplicação de pedras e, em vez disso, apresentam um design discreto, muitas vezes, composto apenas por um filete metálico feito em Ouro Amarelo, Ouro Branco ou Prata de Lei

Com isso, a joia é bem aproveitada em várias ocasiões, indo desde o ambiente corporativo até um evento informal noturno.

Ear cuff maxi 

Em paralelo, há ainda os brincos ear cuff maximalistas. Em outras palavras, são joias com design que se destacam em qualquer visual. Recentemente, existem opções variadas, que transitam entre as alternativas com formatos diferenciados com pedrarias e outros que se posicionam nas partes superiores da orelha.

Para manter o equilíbrio da composição, a dica é elaborar a produção somente com o ear cuff, sem contar com outras joias e acessórios. Tal escolha garantirá que o look fique mais equilibrado e com um certo toque de discrição. 

Quais as vantagens de usar os brincos ear cuff? 

ear cuffs com cravação em diamantes

A seguir, listamos alguns dos principais diferenciais oferecidos por essa joia e que, certamente, irão te interessar. 

  • Mais praticidade: por ser um acessório marcante, o ear cuff consegue fazer com que o seu look fique mais interessante com pouco esforço. Por esse motivo, essa joia é excelente para quem deseja economizar tempo e, ainda assim, desfilar com um visual sempre alinhado; 
  • Mais personalidade: essa opção é a melhor saída para as pessoas que desejam exalar mais autenticidade, ainda mantendo a discrição. O ear cuff é uma opção adequada por ser um elemento de destaque no look. Para manter o equilíbrio, basta adicioná-lo isoladamente em uma produção para conseguir aproveitar os seus diferenciais, como citamos anteriormente; 
  • Para todos os gostos: como falamos, existem versões de brincos ear cuff para pessoas clássicas, modernas, românticas, entre outras. Você só precisa escolher o modelo que melhor conversa com o seu perfil. 

Em quais ocasiões posso usar os brincos ear cuff? 

Por um longo período, muitas pessoas acreditavam que, por ser diferenciado, o ear cuff deveria ser utilizado somente em produções de festas ou em ocasiões noturnas. 

Porém, essa ideia ficou para trás. Nas últimas temporadas, as pessoas mais estilosas — e atualizadas — estão apostando no uso dessa joia para complementar diferentes produções. Obviamente, você apenas deverá escolher a versão correta para cada momento da sua agenda. 

Se a ideia é incluir o ear cuff em uma combinação típica de escritório, prefira recorrer às versões minimalistas, sem muitas aplicações ou apenas com pedras delicadas. Já se a proposta for casual, é possível ousar um pouco mais. Durante os encontros despojados, os ear cuffs podem surgir em alternativas coloridas. 

Como usar o ear cuff sem erro? 

É preciso apenas um pouco de criatividade para conseguir adicionar os brincos ear cuff em um visual. Contudo, se você deseja aproveitar todo o potencial dessa joia icônica, é importante conferir mais alguns segredos de estilo que podem ser aplicados em seu dia a dia, promovendo efeitos únicos e muita praticidade. Veja quais são eles!

  • Em par: assim como acontece com os brincos tradicionais, o ear cuff pode ser utilizado em par. Ou seja, uma joia em cada lado da orelha. Na maioria das vezes, essa opção é recomendada para os modelos mais discretos, ainda mais, se a ideia for montar uma combinação voltada para o escritório ou uma reunião de negócios; 
  • Apenas um: para as pessoas que  gostam de uma proposta mais moderna, é possível usar o ear cuff apenas em uma das orelhas, promovendo um visual assimétrico. Para completar a combinação, porém, vale incluir um ponto de luz ou preencher a outra orelha com várias argolas pequenas. O resultado será excelente; 
  • Com outros brincos:  para as pessoas que possuem dois furos ou mais, existe a possibilidade de associar o ear cuff a outros modelos de brincos, como o próprio ear hook, modelos de Pérolas, argolas ou o que você preferir.

Qual a diferença entre ear cuff e ear hook? 

ear cuff em ouro rosé
Agora que você sabe o que ear cuff, saiba diferenciá-lo do ear hook.

Quando falamos sobre os brincos ear cuff, é comum encontrar pessoas que confundem esse modelo com os ear hooks. No entanto, são joias distintas — apesar de apresentarem a mesma finalidade de embelezar um look. 

Com um design diferenciado, o ear hook é considerado uma espécie de brinco de pressão. Traduzido do inglês significa gancho de orelha. Nesse sentido, é posicionado entre duas áreas muito visíveis da nossa orelha: o lóbulo e a chamada incisura intertrágica. Assim, ele possui uma estrutura parecida com a de um gancho, descartando a necessidade de um furo. É válido apontar que há atualmente outros modelos de ear hook que inclusive não são de pressão. 

E, do mesmo modo que acontece com o ear cuff, o ear hook é excelente para trazer personalidade a uma produção — você apenas precisa escolher um modelo ideal para o seu estilo e, em alguns casos, prender os cabelos para evidenciar essa parte do corpo. 

Como vimos ao longo deste conteúdo exclusivo, é bastante simples entender o que é ear cuff, assim como combinar essa joia para os nossos visuais mais importantes. 

E, agora que você já se aprofundou no assunto, você pode garantir um modelo deste brinco no site da Life By Vivara.  Lá é possível encontrar versões fantásticas, que unem beleza, qualidade e autenticidade em uma só joia. Confira agora mesmo e inspire-se ainda mais!

Vivara

Você tambem pode gostar