Como definir dress code para cada ocasião

modelo de oculos escuro na rua

Afinal o que é dress code? Essa é uma dúvida bastante comum, principalmente quando uma pessoa é convidada para um evento e na hora de montar o visual pode ser um assunto complexo. Mas, vamos ajudar você com o temido dress code.

Uma das causas para este cenário, é a dificuldade em aproveitar as peças que já estão no armário e, a partir daí, seguir corretamente o dress code para determinado compromisso. 

Parece difícil, certo? Mas hoje trouxemos uma boa notícia! Graças a alguns truques, é possível montar produções certeiras e, com isso, poupar um bom tempo em frente ao espelho.  Tudo isso sem abrir mão de alguns quesitos básicos, como o conforto e o próprio estilo.

Assim, se você sempre fica em dúvidas ao ter que elaborar um visual impecável, saiba que isso tem solução – e ela é bem simples. Hoje você vai entender tudo sobre o dress code feminino para aplicar em diversas situações e ambientes.

Você ainda vai ser capaz de tornar sua agenda fashion muito mais eficiente. Portanto, se prepare e anote essas dicas!

O que é dress code?

O dress code correto te ajuda a se vestir de maneira fácil e rápida. E o melhor: sem erros!

Originária do inglês, “dress code” é uma expressão que, em nossa língua, significa “código de vestimenta“. Na prática, consiste em um grupo de regras ou “pequenas orientações” para que as pessoas saibam como se vestir em determinados ambientes.

E no Brasil: o que quer dizer dress code?

Por aqui, essas palavras ficaram muito conhecidas no universo empresarial. Muitas  empresas começaram a adotar o dress code corporativo para os seus funcionários, seja dress code masculino ou feminino. E é claro, há como seguir o dress code de uma empresa sem perder a originalidade do seu estilo.

O importante é saber que este conceito pode ser utilizado para todo e qualquer evento, não se limitando aos espaços formais ou profissionais. Casamentos, coquetéis, formaturas, batizados e, até mesmo, festas de aniversário ou um simples happy hour podem ter o seu casual dress code para aquela ocasião. 

Em geral, os anfitriões de uma celebração têm a missão de informar a respeito do dress code exigido no compromisso. Tal sugestão pode ser encontrada em um simples convite, ou então, é anunciada informalmente pelo organizador do encontro. Interessante, não é mesmo?

Qual a importância do dress code?

A princípio, quando falamos de um dress code formal ou casual, há quem acredite que esse tipo de exigência é superficial demais. No entanto, não se engane: o código de vestimenta possui, sim, a sua importância. 

Em um ambiente empresarial, por exemplo, esse tipo de exigência irá orientar cada funcionário no espaço corporativo. 

Desse modo, o indivíduo se sentirá muito mais confortável durante o seu expediente e também conseguirá se sentir parte da equipe, aumentando assim, a sua produtividade e bem-estar.

 Para os empresários, o código de vestimenta de trabalho ainda é uma excelente estratégia para fortalecer a marca de um negócio e transmitir uma boa imagem aos seus clientes e fornecedores — que, por sua vez, enxergarão a organização como um local disciplinado e que se preocupa com o seu posicionamento no mercado.

E tem mais!

O mesmo vale para outros eventos? Sim, o mesmo vale para qualquer outro evento, como um casamento. Nessas cerimônias, o dress code irá oferecer mais facilidade para que os convidados, padrinhos e madrinhas escolham os seus trajes. 

Tal método também é excelente para guiar os anfitriões na hora de definir um estilo para o casamento e a festa, garantindo assim, que toda a decoração fique equilibrada e impecável. 

Como definir dress code casual?

Mulher trocando sapatos por tênis
Você sabia que o dress code casual pode ser acessível e elegante?

Dentre todos os tipos, o mais utilizado pela população é dress code casual. Geralmente, essa opção é recomendada para eventos realizados de dia, podendo ser ao ar livre ou em espaço fechados, mas que tenham um clima despojado e amigável. 

Aniversários, almoços profissionais no fim de semana e aquela festa da empresa são os principais. A seguir, explicamos mais sobre os fatores que irão determinar o código de vestimenta casual. 

O dia, o local e a estação do ano

Para que o look esteja 100% alinhado ao evento e consiga promover conforto e bem-estar, é necessário observar o local do encontro e a época do ano. 

Explicamos: confraternizações realizadas ao ar livre, durante a temporada de Primavera/Verão, pedem pelo uso de tecidos leves, preferencialmente confeccionados a partir de fibras naturais, como o linho e o algodão. 

Por outro lado, aqueles que ocorrem à noite ou em dias frios, exigem o uso de roupas pesadas e prontas para proteger o corpo das baixas temperaturas. O couro, a lã e até o jeans são os mais requisitados para essas ocasiões.

O que evitar em um casual dress code

Se, por um lado, existem as peças mais indicadas para um dress code casual, por outro, há aquelas que devem ser totalmente evitadas. 

Quais são elas? Te contamos já: os sneakers esportivos, as camisetas de time de futebol e os looks de moletom. Em vez disso, prefira utilizar shorts, saias e blusas que carreguem um visual contemporâneo e discreto

Existem também os acessórios, que não devem ser ignorados. Bolsas pequenas e médias, assim como as joias de design simples podem entrar na produção. Use sua criatividade, mas sem exageros!

Como definir: dress code trabalho

empresaria falando ao telefone
Fique atenda aos códigos de vestimenta do seu trabalho! Do flexível ao clássico, é possível dar seu toque único.

O dress code de trabalho é um dos mais utilizados pelos brasileiros. Até porque, diariamente, diversos profissionais precisam sair de casa prontos para enfrentar uma rotina profissional — e, no meio dessa missão, um look alinhado faz toda a diferença. 

Sabendo disso, a pergunta é: o que define o código de vestimenta em um ambiente de trabalho? Já podemos adiantar que existem vários elementos que influenciam na criação de um código de vestimenta corporativo. Vamos a eles.

A identidade da empresa

Primeiramente, é preciso observar qual a ideologia da empresa em que o funcionário está trabalhando. Ou seja: a sua missão, princípios e principais objetivos. 

Na maioria dos casos, as organizações mais jovens e que atuam nos setores de tecnologia, comunicação e moda, tendem a seguir um código de vestimenta despojado

Em certos espaços, como nas startups, os funcionários até ficam livres para usarem os looks que considerarem mais confortáveis e adequados aos seus gostos. Em contraponto, as empresas tradicionais, voltadas para o nicho das finanças ou do direito, por exemplo, tendem a adotar um dress code sério e formal, pautado por trajes de alfaiataria, sapatos sociais e uma paleta de cores neutra.

As atividades do profissional

Outra questão que não pode ser ignorada ao definir um dress code de trabalho diz respeito às atividades desempenhadas pelo profissional. 

Ao longo da elaboração do código de vestimenta, será preciso observar como é o dia a dia do profissional em questão, se ele realiza muitas reuniões em sua jornada de trabalho, se ele presta atendimento ao público ou se, simplesmente, ele exerce funções manuais. 

Pessoas que atuam no setor comercial, por exemplo, podem usar o dress code social e investir em um uniforme mais tradicional, composto, por exemplo, de blazer, camisa e calça social, além de sapatos tradicionais. O scarpin, o oxford e o mocassim estão nessa lista. 

Em paralelo, há os profissionais da área do marketing, que podem usar de trajes semi formais ou, em algumas situações, até casuais. Nessa seleção, incluímos a calça jeans, o cardigã e, até mesmo, algumas t-shirts neutras. Tudo dependerá do perfil da empresa e também das funções que serão exercidas no decorrer da semana. 

Como definir dress code casamento?

celebração do casal na saida do casamento
Aposte na interação entre local, data e horário para construir um belíssimo momento.

Se você está com planos de se casar, também é necessário entender como definir o dress code do casamento. Afinal, em um momento tão especial como este, nada mais justo do que garantir que todos os detalhes saiam conforme o sonhado, concorda? 

Sabendo disso, será preciso considerar diferentes quesitos na hora de elaborar um código de vestimenta. E, claro, te ajudamos a conferir cada um deles logo abaixo. Anote.

Data, local e horário da cerimônia 

Certamente, um dos pontos-chave para estipular o dress code de casamento é observar tanto a data, quanto o local e o horário da cerimônia. 

Nessa etapa, os noivos precisarão analisar em qual estação do ano o evento será realizado, bem como, se a celebração acontecerá em um ambiente externo ou em um salão fechado. 

Os casamentos que acontecem no período da manhã, ou final da tarde, tendem a combinar melhor com vestimentas leves e fluidas. Em alguns casos, o uso de roupas e acessórios despojados também é bem-vindo.

Os casamentos que ocorrem à noite e em áreas internas, por sua vez, exigem um visual mais alinhado e sofisticado. Nessas ocasiões, o uso de vestidos longos, salto alto, joias repletas de brilho e o smoking não pode ficar de fora. 

A decoração do espaço onde acontecerá a festa

Obviamente, o dress code feminino e masculino não precisa se limitar ao local e horário do casamento. Muito além disso, os noivos podem determinar o código de vestimenta com base na decoração da cerimônia. 

A ideia é que, junto com a empresa de assessoria, os noivos analisem os tipos de flores que serão utilizados, bem como a paleta de cores do espaço e, a partir daí, estabeleçam um estilo de traje que melhor converse com todo o cenário. 

Nesse momento, vale lembrar que existem inúmeros estilos de casamento por aí. Alguns, até carregam temas específicos! Por isso, toda a atenção é necessária para que o resultado da festa seja impecável. 

Entre as temáticas que mais se destacam no dress code, listamos: a tradicional, a boho chic, a minimalista e até a geek. A dica é sempre priorizar o gosto dos noivos e, somente após uma escolha em conjunto, sugerir o melhor dress code aos convidados. Conte conosco para continuar explorando o mundo da elegância e sofisticação no Blog Vivara.

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