Afinal, como saber o tamanho do anel? Veja 5 dicas rápidas!

Uma mão sendo medida com uma fita métrica.

Que tal descobrir, de uma vez por todas, como saber o tamanho do anel? Que esses acessórios são joias fabulosas e ideais para valorizar um visual, não há dúvida nenhuma. 

No entanto, muitos clientes sentem uma certa dificuldade ao acertar no tamanho do modelo — especialmente, quando pretendem realizar uma compra online

Ou seja, é um cuidado muito parecido com aquele que temos ao comprar uma roupa. Aliás, lembre-se que as medidas de lojas brasileiras são diferentes das lojas internacionais: normalmente, sites estrangeiros apresentam diâmetros diferentes dos utilizados no Brasil. 

Mas, não é mais preciso se preocupar! Hoje, vamos te apresentar quatro dicas imperdíveis e práticas — para medir os seus dedos ou de alguém que deseja presentear e ter a certeza de uma compra certeira. Venha conferir!

4 formas rápidas de como saber o tamanho do anel

Felizmente, existem diferentes truques que podem ser praticados para que você aprenda como descobrir o tamanho do anel de uma pessoa e, a partir disso, aprender como escolher da maneira mais adequada. Listamos os principais logo abaixo. Anote!

1. Medindo a circunferência do dedo

Uma mão sendo medida por uma fita métrica.
Não sabe como medir o tamanho de aliança? Comece medindo com uma fita métrica!

O primeiro — e mais fácil — método sobre como saber o tamanho do anel é utilizar uma fita métrica. Caso não tenha essa ferramenta em casa, tudo bem. Você pode substituí-la por uma linha, barbante ou tira de papel. Funciona assim: 

  1. Enrole a fita métrica, linha, barbante ou tira de papel ao redor do dedo; 
  2. Em seguida, marque precisamente a medida da circunferência. É importante que não haja folgas e, tampouco, que o acessório fique apertado demais; 
  3. Com tudo pronto, estenda a linha, barbante ou tira de papel sobre uma régua e cheque o comprimento marcado. Se você utilizou uma fita métrica, pode pular essa etapa;
  4. Por fim, e com a circunferência do seu dedo, confira a tabela de tamanho de anel na qual você pretende comprar o seu anel ou aliança.

Agora que você já sabe como medir o dedo com fita métrica para o anel, vamos ver outro método a seguir.

2. Medindo o diâmetro de um anel

Um anel sendo medido através de seu diâmetro interno.

Quer entender como saber o tamanho do anel sem sufoco? Outra possibilidade é medir o diâmetro interno de um anel. Nesse caso, será preciso medir a joia com a ajuda de uma régua ou fita métrica bem esticada. Separamos um passo a passo para facilitar essa tarefa: 

  1. Posicione o anel embaixo de uma régua transparente ou por cima de uma fita métrica; 
  2. Nessa etapa, é essencial não considerar a parte externa da joia (as bordas), mas apenas a sua área interna; 
  3. Posteriormente, anote a medida indicada na régua ou fita métrica; 
  4. Assim que obtiver essa informação, você poderá comparar com a tabela de Life by Vivara abaixo:
5,0cm = Aro 106,0cm = Aro 207,0cm = Aro 30
5,1cm = Aro 116,1cm = Aro 21 7,1cm = Aro 31
5,2cm = Aro 126,2cm = Aro 227,2cm = Aro 32
5,3cm = Aro 136,3cm = Aro 237,3cm = Aro 33
5,4cm = Aro 146,4cm = Aro 247,4cm = Aro 34
5,5cm = Aro 156,5cm = Aro 257,5cm = Aro 35
5,6cm = Aro 166,6cm = Aro 267,6cm = Aro 36 
5,7cm = Aro 176,7cm = Aro 277,7cm = Aro 37
5,8cm = Aro 186,8cm = Aro 28 7,8cm = Aro 38
5,9cm = Aro 196,9cm = Aro 29 7,9cm = Aro 39

3. Como saber o tamanho do anel com uma aneleira 

Um dos métodos mais simples para aprender como saber o tamanho de aliança, é utilizando uma aneleira. O acessório é muito utilizado em joalherias e relojoarias, sendo composto por diferentes aros. 

Se a sua ideia é realizar uma compra pela internet, a indicação é ir até uma loja física e pedir para medir qualquer anel que esteja bem ajustado em seu dedo. Com as medidas em mente, volte para o site desejado e selecione a numeração exata para a sua compra. 

Dica: as aneleiras irão sinalizar os tamanhos mais aproximados à sua medida. Por esse motivo, é indicado utilizar um anel de espessura fina e sem arredondamentos. Esse cuidado serve para evitar diferenças bruscas no tamanho. Combinado?

4. Utilizando a impressão de aros

Para finalizar e você entender como medir o dedo para anel, indicamos o método de impressão de aros. Na internet, é possível encontrar vários layouts de tamanhos de aros, que podem ser impressos por qualquer usuário, como esse aqui

Assim que imprimir o seu, basta colocar um anel sobre as imagens — até encontrar aquela que se encaixa perfeitamente no tamanho da joia. 

Atenção: para aprender como saber o tamanho do anel, é imprescindível que a parte interna do círculo do anel fique exatamente por cima da circunferência impressa. Por fim, basta anotar a numeração e compará-la com a tabela de medidas da loja.

5. Experimentando o medidor de anel

Uma mão medindo o tamanho do anel em um pau medidor.
Se você se pergunta como saber o tamanho de aliança, o medidor de anel resolve seu problema!

Há ainda o medidor de anel. Já ouviu falar? Tal ferramenta garante uma análise bem precisa a respeito das medidas de anéis e alianças. Como o nome já diz, o acessório consiste em uma espécie de bastão — onde o cliente encaixa o acessório e, imediatamente, consegue conferir a numeração correspondente ao seu diâmetro.

Da mesma forma que a aneleira, o item pode ser facilmente encontrado em joalherias e relojoarias. De todo modo, e caso sinta a necessidade, você pode adquiri-la pela internet para realizar as suas medições em casa e sem sufoco.

Conheça os anéis Life by Vivara!

Nós trabalhamos com joias únicas, colecionáveis e que podem fazer parte de seu look de várias formas. Aliás, cada modelo ainda te ajudará a garantir momentos incríveis, eternizando as suas lembranças em grande estilo. 

Aqui, você encontrará anéis que acompanham as principais tendências da joalheria e são confeccionados a partir de materiais de alta qualidade. Entre eles, destacamos os modelos em aço, em prata, em banho de ouro amarelo, banho rosé e até banho de ródio negro

Também há as últimas coleções para quem deseja estar sempre por dentro da moda: Lifemania, Together e Shine. Inspire-se!  Gostou de aprender como saber o tamanho do anel e quer saber como aproveitar essas joias? Aproveite para explorar outros conteúdos do Blog Vivara e confira as nossas dicas em primeira mão. Estamos te esperando com conselhos únicos para tornar seus momentos mais especiais!

Vivara

Você tambem pode gostar