Olho grego: entenda qual o seu significado

Na imagem é possível ver um pescoço feminino com um colar de olho grego em destaque

Há anos, o olho grego é utilizado como ícone fashion e até como amuleto. Não sabe qual o seu significado e origem? A gente te explica tudo neste post especial. Confira!

Seja você uma pessoal fã nata de moda ou, simplesmente, uma pessoa vaidosa, uma coisa é fato: com certeza, o olho grego já esteve presente em seu dia a dia. Isso porque, tal elemento pode ser facilmente encontrado nos mais variados tipos de joias, como pingentes, colares, pulseiras, brincos e anéis. 

Em geral, a peça apresenta a tonalidade azul e, muito além de ser um detalhe estiloso para uma produção, tal item é, até hoje, visto como sinônimo de proteção. Assim, caso você goste de utilizar peças repletas de significado, este é um ótimo momento para explorar a origem do olho grego e entender o que, de fato, esse artigo representa. 

Para ajudá-la a entender tudo a respeito do assunto, trouxemos um conteúdo completo e que contará, a fundo, a história do olho grego. 

Acompanhe, inspire-se e saiba como usá-lo!

Afinal, qual o significado do olho grego?

Antes de entender o que significa o olho grego, precisamos explorar um pouco da história desse elemento tão repleto de mistério. Para começar, o olho grego é utilizado há séculos e, para muitos, consiste em uma espécie de talismã — constantemente aproveitado para afastar o mau olhado e a inveja. 

Inicialmente, o item foi encontrado na região da Mesopotâmia, ao longo de uma escavação. Na sua descoberta, os profissionais constataram que o amuleto era datado de 3.300 a.C e, a partir daí, muitas pesquisas começaram a ser realizadas a fim de entender a finalidade do seu uso. 

A princípio, o olho grego era disseminado entre os povos egípcios e, com a ajuda das expedições de Alexandre, O Grande, a sua utilização passou a estar presente em vários locais. 

Desse modo, tal item ficou conhecido em inúmeras regiões como um símbolo de sorte, que ajuda a absorver as energias negativas de um ambiente e, com isso, proteger o usuário contra tudo o que há de ruim. Por essas e outras, o olho grego pode ser chamado por diferentes nomes, como o “olho que tudo vê” e, até mesmo, “olho turco”. 

Mas afinal, por que o olho grego é visto como um amuleto? Explicamos! Pautado por tons de azul, acredita-se que esse artigo serve para simbolizar os olhos de Deus e, consequentemente, iluminar e proteger as pessoas. 
De acordo com os crédulos, este amuleto também transmite a sensação de paz e tranquilidade, mantendo longe os olhares maldosos e a inveja.

O olho grego ao longo dos anos

Uma das questões mais interessantes ao redor do olho grego, é que esse elemento continua forte nas culturas ao longo dos anos. Em outras palavras, desde os tempos mais antigos, tal elemento vem sendo utilizado por diferentes povos. 

Para se ter uma ideia, inicialmente o olho grego era visto como um ícone pagão. Porém, no decorrer da história, os cristãos também passaram a usá-lo como forma de amuleto, fato este, responsável por fazer com que o item esteja, até hoje, presente em nosso dia a dia.

Um fato interessante: para potencializar a sua força, diversas pessoas utilizam o olho grego junto com outros amuletos — preferencialmente, aqueles que possuem a tonalidade vermelha. Em muitas lojas especializadas, é provável que você encontre pingentes em formato de pimentinhas que, igualmente ao olho grego, ajudam a afastar as energias negativas e os espíritos ruins. 

Conforme a crença popular, ao utilizar essa dupla de talismãs, o indivíduo consegue ter muito mais sorte, limpando a sua aura e promovendo vibrações de saúde, proteção, luz e paz.

A diferença entre o olho grego e o olho de Hórus

Na imagem é possível ver uma mulher de braços cruzados. Em destaque temos pulseiras e colares com pingentes de olho grego

É normal encontrar pessoas que confundem esse amuleto com o famoso olho de Hórus. Porém, é necessário destacar que ambos não são os mesmos e possuem, sim, algumas características diferentes. 

Antes de tudo, podemos dizer que o olho de Hórus apresenta um visual muito mais parecido ao de um olho humano. Inclusive, ao observar atentamente esse símbolo, você verá que, em seu entorno, há um traçado bem grosso, que lembra até o contorno de um delineado. Fora isso, a versão de Hórus surge com a presença de uma sobrancelha. 

De todo modo, ambos são utilizados com o mesmo significado: afastar as energias ruins e garantir mais proteção ao indivíduo

Por esse motivo, a escolha do talismã dependerá unicamente de quem irá utilizá-lo. Durante essa decisão, basta investir naquele modelo que melhor conversa com o seu estilo ou que, simplesmente, combina com a sua energia do momento.

As outras cores do olho grego

Acima, falamos brevemente que o olho grego é, na maioria das vezes, encontrado em modelos pautados por tons de azul. Contudo, e com o passar do tempo, esse tipo de amuleto foi ganhando outras versões. 

Hoje em dia, por exemplo, é possível que você encontre versões em tons distintos, como aqueles que possuem traços verdes, vermelhos e até laranjas

Abaixo, listamos os seus significados de cada um.

  • Olho grego azul: simboliza a saúde e a proteção; 
  • Olho grego verde: reflete esperança; 
  • Olho grego vermelho: é ideal para simbolizar energia e paixão; 
  • Olho grego branco: é sinônimo de paz e pureza; 
  • Olho grego preto: reflete poder para quem o utiliza; 
  • Olho grego lilás: excelente para atrair amor e calmaria; 
  • Olho grego laranja: valoriza a alegria e reforça a proteção.

Como usar uma joia de olho grego?

Aqui vai uma boa notícia: muito além de um amuleto utilizado há muitos e muitos anos, o olho grego é um detalhe estiloso e que pode ser bem aproveitado de inúmeras maneiras em um look. 

Não vamos te deixar de fora dessa tendência e, para te ajudar e adicionar esse detalhe em suas combinações, trouxemos alguns truques valiosos. Veja só.

Mix de colares 

Na imagem é possível ver um colar dourado com um pingente de olho grego

Sabia que um colar nesse estilo pode ser integrado em um mix? É isso mesmo! Para tanto, não tem muito segredo. Você só precisa incluir o modelo em uma combinação composta por chokers ou correntes mais longas

Entretanto, a única dica é evitar o exagero. Por se tratar de uma joia chamativa por si só, o ideal é coordenar o colar de olho grego com outras joias que sejam discretas e delicadas. 

Priorize ainda os modelos confeccionados a partir do mesmo banho.

Nos brincos 

Na imagem é possível ver dois brincos dourados com pedras de olho grego

Atualmente, você não terá dificuldade em encontrar brincos compostos por olhos gregos. Existem, por exemplo, aquelas versões em que o olho grego surge em forma de pingente. Outras, por sua vez, são feitas com o próprio design nesse estilo. 

Seja como for, há a possibilidade de levar esse modelo para a sua composição do dia a dia — podendo aparecer em um mix de brincos, ou então, de forma isolada. 

Caso você tenha mais furos na orelha e deseje utilizar várias joias de uma vez só, tudo bem! Nesse caso, dê destaque ao brinco, para complementar, utilize pontos de luz ou outras peças mais delicadas na mesma composição. 

Outra possibilidade é caprichar no penteado para deixar essa parte do corpo à mostra e, logo, destacá-la. Os looks com os fios presos, como o rabo-de-cavalo e o coque são excelentes para essa finalidade. 

Nos anéis 

Na imagem é possível ver um anel prateado com uma pedra de olho grego em destaque

Por fim, uma maneira fantástica de levar este amuleto para o visual é investindo nos anéis. Nessas condições, uma saída e tanto é coordenar o anel composto pelo talismã com outros que sejam mais genéricos — as versões minimalistas e com brilhantes delicados se encaixam perfeitamente nessa proposta.

E mais! Se a ideia é usar o anel nesse estilo como aparador, ou seja, por cima de uma aliança, você conseguirá aproveitá-lo como um símbolo capaz de proteger o seu relacionamento amoroso. Não deixe de testar!

Combinando o olho grego com a Coleção Acqua

Na imagem é possível ver uma mão feminina. Em destaque, nos dedos, existem diversos anéis prateados com pedras roxas e olho grego

Ainda está sem ideias de como coordenar as suas joias de olho grego com outras igualmente sofisticadas? Não se preocupe! 

Na Vivara, você encontrará a elegante Coleção Acqua — uma linha 100% inspirada na composição de cores e nas energias das ilhas gregas. Repleta de paisagens paradisíacas, a região é excelente para quem deseja se reconectar com a natureza e, com isso, absorver toda a calmaria emanada dos mares. 

Dessa forma, as joias inspiradas nesse lugar mágico serão ótimas saídas para levar esse sentimento para o seu dia a dia, especialmente, por contarem com gemas de pedras naturais e que valorizam qualquer look. Esse é o caso do Topázio Incolor e do Topázio Sky. Impossível não se apaixonar!

Como vimos, o olho grego consiste em um símbolo antiquíssimo, rodeado de história e muito significado. E agora que você já está por dentro do tema, o que acha de garantir já um amuleto “para chamar de seu”? Na Vivara, é possível encontrar joias incríveis e que contam com esse detalhe. Para saber mais, é só acessar o site e escolher as suas joias preferidas. Estamos te esperando!

Vivara

Você tambem pode gostar