Saiba o que é um escapulário e como usar essa joia!

Homem usando escapulário Vivara em Ouro Amarelo.

Se você possui uma família ou conhece alguém que seja devoto à religião católica, é provável que já tenha ouvido falar sobre o escapulário. 

Esse acessório teve uma grande evolução ao longo dos anos, principalmente, em relação ao material que é feito. Tradicionalmente, era confeccionado com pano, mas hoje é  encontrado nas versões de Ouro e Prata. 

É uma joia que pode trazer um detalhe estiloso para as produções e, se você gosta de usar acessórios que possuem significados, esse é o momento para entender um pouco mais sobre o escapulário, suas origens, curiosidades e o que ele representa.

Para te ajudar com isso, trouxemos um conteúdo guia que te mostrará todos os detalhes sobre o que é escapulário e como usá-lo para compor seu look. Continue a leitura para saber mais.

O que significa escapulário?

O escapulário é um acessório que conta com uma corrente e dois pingentes presos em lados opostos. A palavra escapulário possui origem do latim, scapula, que significa “proteção” ou “armadura”. Essa palavra também faz referência à região do nosso corpo, próximo do ombro, a escápula, um osso localizado nesta região, acima do tórax.

Qual a história do escapulário?

A história do escapulário inicia-se no século XVIII, com a Ordem do Carmo. Era uma joia que fazia parte do vestuário dos monges carmelitas e costumava ser usado acima das suas escápulas.Era um acessório utilizado como um avental para que a túnica não ficasse suja, protegendo-a enquanto eles trabalhavam. Foi assim, então, que surgiu o nome escapulário.

Com o passar do tempo, o acessório diminuiu de tamanho, até o formato que conhecemos atualmente, e passou a ser oferecido aos fiéis. Porém, ele possuía um aspecto um pouco diferente do que conhecemos hoje em dia. 

O acessório era um cordão de linha marrom que, em cada extremidade, possuía uma imagem do Coração de Jesus e, na outra, uma imagem de Nossa Senhora do Carmo. Para os monges carmelitas, o escapulário é símbolo de consagração religiosa da Ordem de Nossa Senhora do Carmo. 

Segundo a tradição, essa joia precisa ser abençoada e colocada no fiel pelo sacerdote da igreja. Hoje em dia, os escapulários são mais estilosos e é possível encontrar joias em Prata, Ouro Amarelo e Ouro Branco. O modelo com duas medalhas é o mais consolidado, porém, é possível encontrar com diferentes imagens, inclusive com símbolos místicos.

Mitos e verdades sobre o escapulário

Além da sua história, o escapulário possui alguns mitos e verdades. Abaixo, reunimos os detalhes sobre as principais questões que norteiam esse acessório. Vamos conferir?

É preciso ganhar o escapulário de presente?

Verdadeiro. Segundo a tradição, é preciso presentear alguém para que a sua proteção seja completa. Porém, você pode se presentear sem nenhum problema.

A joia escapulário moderna é apenas um acessório da moda?

Mito. O poder de proteção do escapulário está muito ligada à sua fé, por isso, ele pode ser muito além do que um acessório.

Existem apenas escapulários religiosos?

Mito. Hoje em dia, é possível encontrar outros modelos de escapulário, que trazem opções de pingentes com amuletos da sorte.

Modelos de escapulário

Um exemplo de escapulário com pingente de Olho Grego Life by Vivara.
Agora que você sabe o que é escapulário, conheça os seus variados modelos.

Com o passar do tempo, o escapulário ganhou diversos estilos e se transformou para se adaptar ao gosto e estilo de cada pessoa. A seguir, vamos apresentar os principais modelos de escapulários que são usados nos dias atuais.

Escapulário tradicional

Os modelos tradicionais de escapulários são de cordão, com linha marrom e medalhas quadradas com a imagem do Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo. Isso traz uma aparência de que foram feitos de madeira.

Escapulário em Prata

Os Escapulários em Prata podem ser todos em Prata com medalhas redondas ou quadradas do mesmo material. É possível ainda encontrar opções com pingentes em pedrarias.

Escapulários em Ouro

Assim como os de Prata, os escapulários podem ser todos em Ouro, aliados a  medalhas arredondadas ou quadradas, com foco nos detalhes trabalhados nas correntes. 

Como usar um escapulário

Escapulário em Ouro Amarelo Vivara.
Saber o que é um escapulário, inclui o conhecimento de que ela é uma joia  atemporal.

Além da questão religiosa, o escapulário é um acessório atual e que pode compor os visuais de homens e mulheres. Abaixo, vamos listar algumas dicas de como utilizá-los.

Escapulário para mulheres

Mulheres podem usar o escapulário fazendo uma composição com um choker ou gargantilha. Investir em camisas ou blusas que valorizem o pescoço e o busto podem ajudar a criar uma composição harmônica.

Escapulário para homens

Para homens, uma composição com calça jeans e camiseta básica (preta ou branca) criam uma ótima composição com os modelos de escapulários. Além disso, é possível fazer uma composição com acessórios e joias masculinas, que inclua relógios ou mesmo pulseiras e correntes.

Escapulário no dia-a-dia

O escapulário combina com praticamente todas as composições de roupas femininas e masculinas. A dica é você tentar combinar a cor da joia com os demais acessórios. Evite também usar brincos muito grandes ou pesados.

Escapulário em looks de festas

Os escapulários podem compor seu look festa, trazendo um toque de delicadeza com as joias de Ouro. Já os escapulários de Prata combinam com composições de tons branco, preto ou azul.

Cuidados com o seu escapulário

Joias em Prata e Ouro são eternas. Por isso, seguir os passos abaixo pode ajudar a mantê-las sempre lindas e com brilho.

  • Caso o seu escapulário seja de Ouro ou Prata, é recomendado não entrar na piscina ou no mar utilizando eles. O cloro ou o sal presentes na água podem danificar a joia;
  • Atenção ao suor, perfumes ou produtos de beleza, esses itens também podem danificar os escapulários;
  • Quando não estiver utilizando, guarde a joia em um local seco;
  • As joias em Prata ou Ouro são sensíveis ao calor, umidade e produtos químicos. Por isso, nós aconselhamos atenção ao contato com esses fatores, pois podem ocasionar a oxidação e o escurecimento.

Como limpar seu escapulário?

Para manter o seu escapulário sempre lindo, aqui vão algumas dicas para limpá-lo. Abaixo, vamos mostrar como pode ser feita a limpeza em sua casa.

Escapulários de Ouro

A limpeza de um acessório de Ouro pode ser bastante simples. Você precisará de:

  • Um recipiente pequeno;
  • Um tecido macio;
  • Água morna;
  • Detergente neutro;
  • Uma escova de cerdas macias.

Para limpar a joia, você pode misturar, em um recipiente, água, algumas gotas do detergente e fazer uma mistura. Deixe a joia repousando por 10 minutos na solução. Depois, retire e faça a limpeza com a escova. Enxague em água corrente e seque com um tecido bem macio.

Dicas bônus:

  1.  É possível misturar um pouco de água com gás e detergente, já que o gás ajudará a remover manchas difíceis. 
  1. Nós temos um conteúdo especial para quem deseja guardar não apenas seus escapulários, mas cada uma das duas joias da maneira mais adequada, leia e entenda mais sobre como guardar suas joias.

Escapulário de Prata 

Escapulário em Prata Vivara.
Entendeu o que é um escapulário? Veja os cuidados que ele necessita.

Para a limpeza da prata, existem alguns produtos recomendados e eficientes. Um exemplo é o bicarbonato de sódio misturado com água ou as famosas flanelas mágicas que são vendidas em joalherias – excelentes nessa etapa da limpeza dos escapulários.

Outra dica é utilizar produtos especialmente desenvolvidos para a limpeza de acessórios em Prata, como o Monzi – que está no topo das recomendações. Ele possui fácil aplicação, remove toda a sujeira e gordura do acessório rapidamente. 

Dica para dar brilho na Prata

Em um recipiente, adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e acrescente 14 de xícara de vinagre branco. Mergulhe a joia na solução e a deixe de molho por 5 minutinhos.

Depois, retire da solução, enxágue e use uma flanela para esfregar e secar a joia. Seu acessório ficará com um brilho maravilhoso em poucos minutos.

Conheça a nossa coleção

Agora que você já sabe o que é escapulário, como usá-lo, sua simbologia, histórias e significados e está por dentro do tema, o que acha de garantir o um escapulário para compor o seu look

Na Vivara, você encontra uma sofisticada Coleção de Escapulários, com diferentes estilos, para criar um mix perfeito. São joias inspiradoras que podem trazer uma composição ainda mais harmônica e estilosa. Para conferir, acesse nosso site e escolha a sua preferida! 

Vivara

Você tambem pode gostar