Há diversos tipos de furos na orelha, hoje em dia, eles já fazem parte do visual de muitos. Eles podem ser mais clássicos ou alternativos e ousados, e atendem os mais variados estilos. Inclusive, ter vários furos na orelha é o desejo de muitos, porém, por causa de dúvidas, receios ou até mesmo falta de segurança, deixam de fazê-lo.
Por mais tranquilo que seja, fazer uma perfuração é preciso encontrar um local adequado — um estúdio especializado — e seguir todas as recomendações e cuidados até a cicatrização estar completa.
Furos na orelha trazem um ar de modernidade ao visual e com as joias certas, ajudarão na versatilidade para montar os looks.
Por isso, se você quer saber mais sobre os principais tipos de furos na orelha e como combinar joias, continue a leitura. Nós vamos falar tudo para você.
Tradição do furo na orelha
O uso de brincos é uma tradição que vem de tempos antigos. Há relatos que na Pérsia e na Grécia Antiga, homens e mulheres já usavam esta jóia. Os índios sempre usaram brincos, assim como piratas que tinham sua imagem associada a este acessório.
Para cada civilização, o brinco possui um significado, como a nobreza e posses. Na década de 70, por causa do movimento punk, alguns homens voltaram a usar brincos.
Qual o nome de cada furo na orelha?
Os tipos de furos na orelha recebem um nome específico que são de acordo com a localização em que a perfuração foi realizada. Saber exatamente o nome e os estilos de furo, ajudará você na hora de comprar as joias para usar nos locais. Confira os nomes:
Tragus
Esse é um dos tipos de furos na orelha que podem ser mais doloridos. O tragus fica localizado na entrada do ouvido, sobre uma parte inferior elevada na orelha.
Lóbulo
Esse furo de orelha é um dos mais tradicionais. Tradicionalmente, ele pode ser feito ainda na infância. O lóbulo fica localizado na parte inferior e macia da orelha. Dependendo do seu tamanho e formato, essa parte pode comportar até 4 furos.
Hélix
O furo no hélix é um dos mais procurados e queridos. O hélix fica localizado na parte superior lateral da orelha. É ótimo para joias em formato de argolas pequenas.
Transversal
O furo transversal é composto por dois furos feitos, um na parte superior da cartilagem e o outro na lateral, bem próximo ao lóbulo.
Anti-hélix
Localizado na posição oposta do hélix, o anti-hélix fica em uma cartilagem bem próxima ao rosto, em uma curva no final da orelha.
Rook
Para que o furo no rook seja possível, é necessário que o formato da orelha se adeque. É preciso que a orelha tenha uma pequena curva e saliência na parte interna.
Daith
O daith é um dos furos mais delicados. O piercing fica localizado em uma cartilagem que protege a entrada do ouvido. Por atravessar de um lado a outro, é possível ver a entrada e a saída da joia.
Conch
O conch fica localizado no interior da orelha, bem no centro da cartilagem. Esse furo atravessa a cartilagem e, por isso, a joia fica com uma parte na frente e outra atrás da orelha.
Snug
É um dos tipos de furos na orelha mais procurado. Ele é localizado na cartilagem intermediária. É uma opção mais discreta e elegante.
Você agora já sabe quais são os principais tipos de furos na orelha. Vale lembrar que alguns deles não possuem tantas variações quanto a escolha de modelos de brincos. Já outros, conseguem se adaptar a uma variedade de estilos, o que permite você escolher uma joia que irá combinar exatamente com seu outfit.
Qual é a melhor forma para furar a orelha?
Existem algumas formas de furar a orelha. É importante sempre levar em consideração o método mais seguro para que você não tenha nenhuma complicação.
O mais recomendado, hoje, é a utilização de agulhas específicas para este tipo de perfuração, um dos métodos mais higiênicos, pois é completamente esterilizada. A agulha possui um furo ao meio, que permite encaixar a joia antes de removê-la completamente da orelha. A agulha para piercings também é mais indicada para fazer furos mais precisos.
O que fazer antes de furar a orelha?
Antes de realizar a perfuração, são necessários alguns cuidados. O primeiro passo é escolher o local para fazer o procedimento. É importante considerar sempre um local que preze pela higiene tanto do ambiente quanto dos equipamentos. Preste atenção, também, na qualidade das joias. É importante lembrar que os furos recém feitos são como machucados, por isso, é necessário usar acessórios que não contém níquel em sua composição. Além do Titânio, você pode contar com brincos de Ouro ou Prata.
O que não pode fazer depois de furar a orelha?
Algumas precauções são necessárias após a perfuração. Cuidar da alimentação, inclusive, pode ajudar no processo de cicatrização. Outro ponto é evitar dormir em cima dos furos recém feitos, usar roupas que possam prender as joias. Além disso, na hora do banho, evite esfregar a toalha para não machucar o furo recém feito.
Cuidados com a orelha furada
Fazer um furo na orelha pode ser simples, rápido e quase indolor, mas ainda é preciso tomar alguns cuidados até a cicatrização estar completa. Cada profissional terá uma indicação para cuidados após a perfuração e tudo será passado para você com detalhes. Mas, alguns cuidados são recomendados por todos os profissionais, como:
- Lavar o local com sabonete antibactericida de duas a três vezes;
- Secar bem o local após a limpeza;
- Evitar tocar o local e a joia com as mãos sujas;
- Limpar o local perfurado com soro fisiológico e cotonete;
- Não remova o brinco recém colocado.
Além desses cuidados, muitos profissionais falam que não há um número máximo de furos para ter nas orelhas, mas é indicado que sejam feitos no máximo 3 furos de uma vez, para não sobrecarregar o nosso sistema imunológico e para que a cicatrização ocorra de forma saudável.
Como escolher a joia certa para os furos da orelha?
Como nós comentamos, escolher uma joia de Ouro Amarelo, Ouro Branco ou Prata, já que são elementos que não causam reações alérgicas, são os materiais mais indicados para você usar ao furar a orelha. Além disso, é importante que eles estejam sempre esterilizados.
Por isso, é recomendado já escolher um dos modelos e, na hora da perfuração, entregar ao profissional para que ele seja aplicado de forma certa.
Caso você esteja com dúvida ou deseje ter uma noção de como o furo ficaria, uma opção é investir em um brinco de pressão. Eles são versáteis, estilosos e conseguem compor diversos looks, trazendo estilo e personalidade às composições.
Agora que você já sabe os principais tipos de furos na orelha, que tal conhecer a nossa coleção de joias para compor seus novos looks? Eles são práticos e atemporais, além da versatilidade, também trazem glamour e delicadeza ao seu estilo, com possibilidade de criar combinações únicas entre os diversos estilos de joias. Na Life by Vivara, você encontrará modelos exclusivos de joias com a qualidade e sofisticação que seu look precisa.