Aprenda como limpar brincos de Ouro sem danificar as joias

Mulher com brincos de ouro

Você sabe como limpar brincos de ouro? Para muitas pessoas, as joias são muito mais do que simples acessórios. Ao serem adquiridas, essas joias podem ser utilizadas em momentos especiais, ajudando a pessoa a garantir as melhores recordações. 

Assim, se você deseja ter belas joias e garantir a sua durabilidade, é importante saber como prezar por esse tipo de manutenção. Por esse motivo, viemos te ensinar, em poucos passos, como limpar brincos de Ouro

Dependendo do caso, esses produtos ainda são passados “de geração para geração”, para que essas lembranças continuem vivas na história de diversas famílias. 

Diferentemente da Prata, que passa por um processo de oxidação com o tempo, esse material pode perder o seu brilho ao longo dos anos. Além disso, é preciso seguir uma série de cuidados para que a sua superfície fique livre de manchas e arranhões — o que pode interferir em sua estética. 

Mas, não se preocupe. Para descobrir como recuperar qualquer modelo com facilidade, listamos várias informações preciosas que te auxiliarão nesse processo. Basta acompanhar a leitura e anotar as sugestões!

Conhecendo os diferentes tipos de Ouro

brincos ouro Vivara coleção Icona com turmalinas verdes
Há muitos tipos de ouro, e é preciso atenção na forma de limpá-los.

Antes de aprender como limpar joias de Ouro, é importante ter em mente que existem diferentes tipos deste material. Por muitos anos, o tradicional Ouro Amarelo foi o mais utilizado, tanto por homens, quanto por mulheres.

Entretanto, hoje em dia é possível encontrar outras versões igualmente belíssimas desse elemento, tais como o Ouro Branco e o Ouro Rosé — que apresentam um visual levemente mais moderno e sofisticado. 

No caso do Ouro Amarelo, essa composição também conta com outros componentes, como a Prata e o Cobre. Já as joias em Ouro Rosé possuem uma concentração maior de cobre, garantindo a sua coloração cor de rosa. Enquanto isso, o Ouro Branco, possui paládio e níquel; e outras composições apresentam ainda Ródio, com a finalidade de intensificar o brilho das joias. 

Seja qual for a opção escolhida, você precisará entender suas características para saber exatamente como prezar pela manutenção da joia e então compreender inclusive, como limpar brincos de Ouro. Dessa forma, será possível obter um visual intacto para a joia, sem correr o risco de danificá-la com o uso de produtos errados. 

Razões que fazem com que o Ouro perca o seu brilho

Infelizmente, não são raros os casos em que adquirimos uma joia de Ouro e, posteriormente, o visual do produto comece a mudar de cor. Quando isso acontece, é comum duvidarmos da integridade do produto, ainda mais, por se tratar de um material nobre e de excelente procedência. 

Contudo, você não precisa se preocupar. Na maioria das vezes, isso ocorre devido a um processo químico, frequente na superfície de metais que entram em contato com alguns elementos, sendo eles o hidrogênio e o próprio oxigênio. Existem ainda mais alguns componentes que colaboram para esse efeito, sendo eles o suor, a água do mar e até mesmo alguns produtos de limpeza. 

Vale lembrar que o Ouro, em seu estado puro, não passa por esse tipo de mudança. No entanto, como mencionamos, a sua estrutura pode contar com ligas de outros materiais, como o cobre — este sim, suscetível à oxidação. 

Sabendo disso, é muito importante prezar pela manutenção das joias e evitar ao máximo que o seu visual passe por mudanças com o tempo. Desse modo, será mais fácil garantir seu aspecto impecável e assegurar que as suas joias, como brincos, anéis, pulseiras e colares, estejam sempre preparadas para te acompanhar nos melhores momentos. A seguir traremos as principais dicas de como limpar brincos de ouro.

Como limpar brincos de Ouro: dicas infalíveis para experimentar

Mulher usando brinco de ouro vivara em formato de coração
Os produtos para se limpar ouro são produtos presentes no seu dia a dia.

Agora, uma boa notícia: existem várias dicas interessantes para quem deseja aprender como limpar brinco de Ouro. Daqui para frente, será possível utilizar produtos que você utiliza no seu dia a dia, aumentando as chances das suas joias ficarem com o visual novo por muito mais tempo. 

Dentre todos os componentes, listamos os mais utilizados. Veja: 

  • Bicarbonato de sódio; 
  • Detergente neutro; 
  • Sabão de coco; 
  • Vinagre; 
  • Pasta de dente.

Caso não saiba em qual opção investir, tudo bem. Nessa etapa, listamos o passo a passo das mais conhecidas delas para que você experimente em suas joias. 

Lembre-se: se, mesmo após essa higienização, a sua joia de Ouro continuar com o aspecto opaco ou com manchas, o ideal é procurar um especialista. 

Desse modo, o profissional irá analisar minuciosamente a joia e, posteriormente, realizar os tratamentos necessários para que o seu brilho seja resgatado, como é o caso do polimento. 

Mas, você ainda deve se perguntar, qual é o passo a passo para quem deseja aprender como limpar brincos de Ouro sem danificar o produto? Te contamos já!

Limpando Ouro com bicarbonato de sódio 

Brincos em ouro Branco e ouro amarelo vivara, argolas.

O bicarbonato de sódio é um produto extremamente versátil, sendo bastante utilizado para promover mais brilho em metais, especialmente em relação aos brincos e demais joias em Ouro — sejam eles com tonalidade amarelada, prateada ou rosada. 

Nesse processo, você precisará dos seguintes itens: 

  • 1 litro de água; 
  • 3 colheres de bicarbonato de sódio; 
  • 3 colheres de sal; 
  • 1 pedaço de papel alumínio. 

O passo a passo 

  1. Com todos os ingredientes em mãos, você terá que misturá-los em um recipiente. Depois, mantenha as suas joias em Ouro de molho nessa solução, por aproximadamente 10 minutos; 
  2. O próximo passo é lavar o produto com água corrente; 
  3. Finalize, secando a sua joia em ouro com uma toalha macia de algodão; 
  4. Se for necessário, você pode repetir todo o processo até obter o resultado desejado. 

Um ponto importante é sempre considerar que o bicarbonato de sódio jamais deve ser utilizado para higienizar joias com a presença de Pérolas. Caso contrário, o produto ficará danificado. Em paralelo, é importante evitar esfregar a superfície, especialmente, enquanto a joia ainda possuir bicarbonato — detalhe que pode arranhar e comprometer o seu visual. 

Limpando Ouro com vinagre

Assim como o bicarbonato de sódio, o vinagre de cozinha é um ótimo produto para higienizar as joias, como os brincos de Ouro. 

Para isso, será preciso contar com a ajuda de uma flanela seca e macia, ou então, com um pedaço de algodão. Ambos precisam estar embebidos com vinagre. Em seguida, pegue o tecido ou o algodão e passe sobre a joia de Ouro, limpando bem. 

Aqui, é essencial evitar fazer pressão para não comprometer o visual da joia. Em vez disso, limpe delicadamente, com movimentos leves e circulares. Assim que finalizar, não deixe de enxaguar o produto em água abundante e, por fim, secá-lo com uma toalha felpuda.

Limpando Ouro com detergente neutro

Brinco de ouro vivara

Sabia que limpar joias de Ouro com detergente neutro também é muito fácil? Para tanto, o ideal é separar um recipiente pequeno, um pano macio, uma escova de dentes suave, água morna e, claro, um detergente neutro. 

Com tudo em mãos, basta colocar um pouco de água no recipiente, com algumas gotas de detergente neutro. Misture bem. O próximo passo é colocar a sua joia imersa nessa solução e deixá-la ali por, em média, 10 minutos. 

Assim que o tempo passar, remova o produto e realize a limpeza com a ajuda da escova de dentes. Termine secando bem a joia com a ajuda de um tecido macio. 

Em poucos passos, o seu brinco de Ouro estará higienizado e brilhante novamente. 

Cuidados simples para conservar suas joias de Ouro

  • Produtos abrasivos: evite que as suas joias de Ouro, como os brincos, entre em contato com cera, tinta, gordura ou componentes químicos capazes de danificar o material; 
  • Armazenamento: mantenha as joias guardadas em um local longe do sol e da umidade. Também é importante deixá-las protegidas com uma flanela ou em caixas com divisórias; 
  • Manutenção: de tempos em tempos, é interessante levar as suas joias para um polimento profissional, resgatando o seu brilho original.

Política de Consertos Vivara

Mulher usando brincos de ouro vivara.

Na Vivara, todos os produtos são fabricados seguindo altos padrões de qualidade. E, para garantir a satisfação total do consumidor, mesmo após o término da garantia, a marca possui uma assistência técnica, oferecendo serviços de reparação do produto para que a sua joia continue te acompanhando em todas as ocasiões. 

Dito isso, se mesmo após aprender como limpar joias de Ouro, você precisar de um atendimento profissional, basta procurar uma loja próxima de sua casa. 

Caso não possa ir até um desses locais, basta entrar em contato conosco pelo Serviço de Atendimento ao Cliente, nos enviando um e-mail: sac.ecommerce@vivara.com.br. Por esses canais, nós também podemos atendê-lo. 

Como vimos ao longo deste post especial, é muito fácil aprender como limpar brincos de Ouro. Também ressaltamos que essas técnicas podem ser aplicadas para higienizar outros tipos de joias, como anéis, colares, correntes e braceletes. Você só precisa escolher o método que mais lhe agrada para manter as suas joias sempre belas e intactas. 

E, após conferir todas essas informações de como limpar brincos de ouro, o que acha de acessar a categoria de Brincos de Ouro da Vivara e escolher um modelo para você? Lá, será possível encontrar versões fantásticas e que transitam bem em diferentes estilos de moda – do clássico, até o contemporâneo. Confira agora mesmo e inspire-se!

Vivara

Você tambem pode gostar