Relógio masculino: 5 dicas de como escolher o modelo perfeito

Inicialmente, o relógio masculino sempre foi visto como algo exclusivo para ajudar as pessoas a checarem as horas. Porém, com o passar do tempo, o seu uso foi sendo modificado e novas funcionalidades foram surgindo.

Hoje em dia, esse acessório ganhou diferentes releituras e avanços tecnológicos, sendo uma opção fantástica para adicionar estilo e personalidade em um visual. Assim, ao investir no modelo correto, é possível garantir requinte e sofisticação.

Em alguns casos, ainda, há a possibilidade de transmitir uma impressão de poder e comprometimento, especialmente em se tratando dos ambientes corporativos. 

Porém, sempre existem pessoas que ficam em dúvida na hora de escolher ou de, simplesmente, adicionar esse elemento em uma combinação. É por isso que, a seguir, falamos tudo sobre o relógio masculino, além de proporcionar dicas exclusivas para incorporá-lo em seus visuais do cotidiano. 

Conheça os principais modelos de relógio masculino 

Do clássico ao moderno, o relógio masculino pode ser usado em diversas ocasiões.

Antes de descobrir como aproveitar ao máximo os recursos do relógio de pulso masculino, é importante descobrir quais são os modelos mais utilizados por esse público. 

Como você já deve ter reparado, ao visitar as maiores lojas do setor, conseguimos encontrar uma ampla variedade de opções — cabendo a nós, portanto, eleger aquela que é mais versátil e se encaixa em nosso perfil ou no perfil de quem vamos presentear. 

A seguir, trouxemos um resumo de quais são elas para facilitar a sua escolha. Veja abaixo!

Relógio masculino de aço 

Ao falarmos sobre o relógio de pulso masculino, certamente, os modelos feitos em aço estão no topo do ranking. Essas versões são extremamente versáteis e, uma vez fabricadas em aço, consequentemente, combinam perfeitamente com diferentes estilos de looks e ocasiões. 

Nos ambientes formais, por exemplo, o relógio masculino de aço pode ser coordenado com trajes de alfaiataria ou com um dress code casual chic. Em outros compromissos, por sua vez, essa alternativa fica excelente com trajes mais descolados, como é o caso das calças jeans e até das camisetas de algodão.

Relógio masculino de couro

Tratando-se de um relógio masculino sofisticado, o modelo feito em couro é o mais requisitado. Essa versão possui variadas cores, espessuras e estilos. De todo modo, as versões feitas em couro preto ou marrom, com textura lisa ou em croco, são as mais cobiçadas. 

Em contraponto, a caixa do relógio costuma aparecer com as bordas metalizadas, especialmente em tons de prata ou dourado. Ao longo da semana, essa solução é excelente para os espaços formais, principalmente, o escritório. 

Fora do trabalho, o público masculino pode usá-lo tranquilamente em reuniões de negócios, casamentos, formaturas, batizados ou, quem sabe, até em um jantar romântico. 

Relógio masculino casual

Os modelos casuais de relógios agregam opções de pulseiras com nylon e borracha.

Os modelos de relógio masculino não se limitam às versões clássicas e formais. Para além disso, existem alternativas modernas, excelentes para confraternizações entre amigos ou espaços que não exigem tanta formalidade. 

Estamos falando de relógios mais robustos, fabricados com a pulseira emborrachada ou em nylon. Tais versões ainda podem contar com detalhes coloridos, sendo ótimos para adicionar ainda mais descontração em um visual. 

Relógio masculino smartwatch

Dentre nossas indicações de relógio masculino, temos ainda os famosos smartwatches. Nesse caso, o modelo consiste em uma leitura tecnológica, composta por funcionalidades e perfeitas para ajudar um indivíduo a ter mais praticidade em seu dia a dia

Os smartwatches servem como pequenos smartphones — só que utilizados no pulso. Entre os recursos que mais se destacam nessas alternativas, estão o monitoramento de sono, o contador de passos e de calorias, o GPS e até a possibilidade de visualizar as notificações das redes sociais. 

Como escolher um relógio masculino? 5 dicas valiosas

Como foi dito acima, existem inúmeras opções de relógio masculino no mercado. Fato que pode deixar você inseguro na hora de eleger um modelo ideal, certo?

Porém, não se preocupe! Ao considerar alguns fatos básicos, será possível acertar em cheio na escolha e investir em um relógio pronto para suprir as suas necessidades. 

1. Priorize o seu estilo 

O seu estilo pessoal é um dos pontos mais importantes na hora de escolher o relógio masculino perfeito. Até porque, de nada adianta investir em um modelo incrível se, no fim das contas, você não conseguir utilizá-lo no dia a dia. Portanto, comece analisando as suas roupas e outros acessórios presentes em seu closet. 

Procure elementos em comum entre eles, como é o caso das cores e dos materiais. Ainda nessa etapa, uma boa recomendação é não se apegar tanto às tendências de moda vigentes, mas sim, apostar em um acessório que, de fato, consiga ser bem utilizado por muito tempo. 

2. Qual relógio de pulso masculino usar em cada ocasião?

Um ponto bastante relevante é sempre considerar os locais de uso, uma vez que isso te ajudará a garantir um look mais harmonioso e assertivo. 

Para os ambientes formais, a melhor saída é recorrer aos modelos feitos em couro ou, no máximo, em aço. Já se a ideia é sair com os amigos ou praticar esportes, os itens com a pulseira emborrachada, sistema digital ou os smartwatches são os mais recomendados. 

Dessa forma, você não somente terá mais estilo, como também conseguirá ter conforto e funcionalidades à sua disposição, em qualquer momento. 

3. Observe a cor e o material 

Para evitar situações em que o look fique desarmônico de alguma forma, uma recomendação valiosa é sempre analisar as cores e os materiais que irão compor o seu acessório. 

Acima, falamos brevemente, mas sempre vale reforçar. Os relógios confeccionados a partir de materiais nobres, como o couro, conversam melhor com ambientes e estilos formais. 

Os modelos emborrachados, por sua vez, são indicados para quem segue um lifestyle descontraído ou tem o hábito de praticar atividades físicas, especialmente porque serão mais resistentes, tanto à água quanto ao suor. Aqui, existem ainda as versões em aço inox, que são versáteis e possuem alta durabilidade. 

Com relação a escolha das cores ideais, listamos algumas sugestões que podem facilitar a sua decisão:

  • Preto, marrom, azul-marinho: cores sóbrias, certeiras e fáceis de coordenar;
  • Vermelho, verde e amarelo: tons vibrantes e descontraídos, ideais para eventos casuais;
  • Acabamento em dourado: indicado para quem prefere o estilo clássico e gosta de marcar presença;
  • Acabamento prateado: discreto e atemporal; excelente para produções minimalistas.

4. Analise o tamanho do relógio masculino

Poucos homens se dão conta, mas o tamanho do relógio também interfere significativamente no resultado de uma combinação. Por isso, todo cuidado é pouco. 

Ao investir em um modelo, analise atentamente as dimensões do produto e, em seguida, veja se o mesmo ficará equilibrado com as características de seu braço/pulso. 

Nesse sentido, você pode medir tanto a largura da pulseira, quanto o diâmetro do mostrador ou da caixa do acessório. Isso tudo sem esquecer que o comprimento da pulseira pode, na maioria das vezes, ser ajustável. 

Caso você não tenha esse cuidado, já adiantamos que as medidas do relógio de pulso masculino podem ser analisadas na descrição do produto também.

Em geral, essa informação fica disponível na própria página do acessório, se a ideia for adquiri-lo pela internet. Sendo assim, para calcular o tamanho perfeito do artigo, comece medindo o diâmetro de seu pulso. Esse processo pode ser realizado com a ajuda de uma  fita métrica.

Com essa medida em mãos, basta conferir as referências que listamos abaixo:

  • Pulsos com diâmetro até 15 centímetros: o indicado é investir em relógios com caixa ou mostrador de até 42 milímetros;
  • Pulsos com diâmetro entre 15 e 17 centímetros: o ideal é investir em relógios com caixa ou mostrador de até 45 milímetros;
  • Pulsos com diâmetro entre 17 e 18 centímetros: o ideal é investir em relógios com caixa ou mostrador de, no máximo, 48 milímetros.

5. Avalie a qualidade do produto

Pense sempre que a escolha do seu relógio ideal precisa considerar a durabilidade da joia.

Por último, lembre-se de considerar a durabilidade e o custo-benefício do seu relógio masculino. Muitas vezes, temos o costume de adquirir produtos mais baratos, porém, que não apresentam longa vida útil, sem contar com materiais resistentes e que acabam sendo danificados em pouco tempo. 

Então, sempre prefira investir em acessórios de qualidade, confeccionados por marcas que utilizam somente elementos de primeira linha — e a Vivara é um ótimo exemplo disso. Pulseiras revestidas em aço inoxidável, feitas em couro legítimo ou com borrachas resistentes à água são ideais.

Dica especial da Vivara

Nossa última indicação de relógio masculino  é a coleção Vivara Biomas, uma linha focada no conceito de brasilidade e com um design exclusivamente sofisticado.

Como vimos, não faltam boas opções de relógio masculino para ter no closet. E, após conferir a fundo quais são elas e como elegê-las, o que acha de acessar o site da Vivara e garantir agora mesmo a alternativa ideal? Você encontrará produtos incríveis que associam elegância, qualidade e durabilidade. Esperamos você.

Vivara

Você tambem pode gostar