Na hora de adquirir uma nova joia, devemos atentar a diferentes detalhes que a tornam especial. Os materiais utilizados em sua fabricação e as suas cores estão nessa lista. No entanto, existe mais um detalhe que, muitas vezes, acaba passando despercebido entre os apaixonados pelo universo da joalheria: os diferentes tipos de lapidação.
De modo geral, tal técnica é a grande responsável por promover ainda mais brilho e beleza a uma pedra preciosa — fazendo com que a joia se torne única, conseguindo se destacar em suas combinações, além de te ajudar a viver momentos mágicos e especiais. Mas, afinal, quais são os tipos de lapidação mais utilizados do momento?
Já adiantamos que existem vários tipos de lapidação: desde aqueles mais simples e discretos, até outros elaborados, prontos para garantir efeitos exclusivos.
Se a sua ideia é se aprofundar ainda mais no assunto e, a partir disso, fazer a sua melhor escolha, saiba que está no lugar certo. Neste conteúdo, te explicamos tudo sobre cada um dos principais tipos de lapidação, como esse processo funciona e as lapidações de pedras que estão em alta no mercado. Boa leitura!
Afinal, o que é uma lapidação de pedra?
A lapidação, nada mais é do que o processo responsável por destacar, valorizar, realçar ou, simplesmente, adicionar mais brilho às pedras preciosas.
Normalmente, a técnica é aplicada uma vez que, antes mesmo de ser lapidada, a pedra, em seu estado bruto, pode passar completamente despercebida por pessoas leigas — já que ela não apresenta tanto brilho e, tampouco, tem as suas características mais fortes destacadas.
Assim, esse trabalho, realizado por um lapidário, permite trabalhar toda a potencialidade da pedra, realizando cortes específicos para que ela consiga refletir luz e, consequentemente, atrair os olhares de quem busca por uma bela joia.
Entretanto, é necessário ressaltar que para chegar a um resultado satisfatório a lapidação deve ser feita com o máximo de precisão, a partir de técnicas altamente detalhadas e cuidadosas. Caso contrário, é provável que a pedra se torne quebradiça, ou então, apresente pouco brilho — tendo seu valor de mercado reduzido.
Fora isso, a pedra preciosa ainda pode acabar se quebrando ao longo do processo, o que acabará causando um grande prejuízo para o profissional.
Um bom exemplo
Para explicar melhor, utilizamos como exemplo a Esmeralda— uma pedra bastante utilizada em diversos tipos de joias, mas que também é extremamente frágil. Ao trabalhar esse material, o artesão deve utilizar um dos tipos de lapidação: a lapidação lisa ou octogonal.
Somente assim será possível aumentar o valor do produto e, consequentemente, tornar essa pedra mais nobre e preciosa — pronta para atrair os olhares e encantar.
A importância da lapidação
O processo é responsável por uma série de benefícios, como os que listamos abaixo. Veja só:
- A lapidação de pedras preciosas irá extrair toda a beleza da gema em seu estado natural;
- O trabalho é indicado tanto para as pedras sofisticadas quanto às simples;
- É um processo capaz de tornar qualquer pedra mais bela, aumentando seu valor de mercado;
- A lapidação vai muito além de um processo técnico, mas, para muitos, consiste em uma verdadeira arte, exigindo paciência, estudo apurado e perfeccionismo.
Como é o processo de lapidação de pedras?
Além da Esmeralda, não faltam pedras preciosas para serem trabalhadas. Diamantes, Rubis, Safiras, Turmalinas e Topázios estão nessa lista. Entretanto, e como você pode imaginar, o trabalho de lapidação não é nada simples e exige o máximo de atenção ao longo de sua execução.
Durante o processo, é necessária toda atenção de quem está realizando a lapidação da pedra para não colocar a qualidade da gema em risco e, por isso, é preciso que o lapidário trabalhe com muita precisão.
Também é interessante saber que os diferentes tipos de lapidação existem há séculos e, ainda hoje, existem alguns processos específicos para ressaltar a beleza de cada pedra.
Sabendo disso, o artesão deve analisar minuciosamente a gema, a fim de identificar qual será o melhor caminho a seguir. Nessa etapa, é importante dizer que a técnica de lapidar uma pedra preciosa pode ser dividida em diferentes categorias, sendo elas:
- Lapidação cabochão: consiste em uma espécie de polimento, ideal para conservar os traços naturais da gema e, com isso, realçar a sua beleza com muito mais simplicidade;
- Lapidação facetada: nessa opção, o profissional deverá analisar profundamente a pedra, verificando todos os seus ângulos e até inclusões. A partir disso, ele poderá criar os chamados “degraus” na gema, exatamente como ocorre com os charmosos brilhantes.
Depois de identificar o tipo de lapidação ideal para a pedra preciosa, vem o momento de realizar diferentes cortes e, até mesmo, lixamentos. Aqui, a ideia é obter os melhores resultados, referentes ao ângulo, pureza e tonalidade do material.
Quais são os tipos de lapidação?
Até aqui, você já entendeu o que é a lapidação de pedras preciosas e, até mesmo, como esse processo funciona. No entanto, como mencionamos, existem lapidações destinadas a diferentes materiais — e é sobre elas que falaremos nos próximos tópicos. Vamos lá?
Lapidação brilhante
Para começar, destacamos, um dos mais famosos tipos de lapidação, a lapidação brilhante — a mais usada no mundo da joalheria.
De acordo com a tradição, a lapidação brilhante foi criada especialmente para ser aplicada em Diamantes, porém, outros modelos de pedras podem recebê-la, como é o caso da Esmeralda e do Rubi.
Para ilustrar, confira o Brinco Ouro Rosé e Ouro Branco com Diamantes. Na joia, é possível encontrar pedras lapidadas com a maior delicadeza e precisão. Juntas, elas compõem uma joia feminina, capaz de realçar a beleza dos estilos contemporâneos em muitos momentos diferentes.
Lapidação princess
Outra técnica muito conhecida é a lapidação princess. Nessa opção, a técnica consiste em uma modificação do clássico corte brilhante — surgindo, desta vez, em design quadrado.
De modo geral, esse processo é bastante usado em joias que seguem uma proposta minimalista, ou então, que busquem por um resultado moderno e atual. Ao todo, a lapidação princess apresenta 58 facetas e conta com um altíssimo poder de refletir a luz.
Lapidação baguete
Como o próprio nome já diz, a lapidação baguete é um método que apresenta um formato retangular, muito parecido ao de uma baguete. Além disso, a alternativa pode contar com pontas afiadas e variadas proporções entre os seus dois lados, sendo elas mais amplas ou mais estreitas.
Diante dessas características, a lapidação baguete é excelente para ser utilizada em alianças, bem como, em brincos de argola — que apresentam um formato ideal para intensificar o seu brilho e valorizar a joia.
Lapidação briolette
Seguindo com o nosso conteúdo sobre os tipos de lapidação de pedras preciosas, temos o método briolette. Para muitos, esta é uma das técnicas mais difíceis de serem executadas, estando muito presente em brincos e pingentes. Em tal procedimento, a gema é facetada de modo uniforme, por toda a sua superfície, até obter um acabamento perfeito.
Lapidação navette
Quando falamos em lapidação de pedras, não podemos deixar de citar a técnica navette. Esse termo quer dizer “barco pequeno” e, na prática, é isso mesmo o que esse procedimento propõe. Nele, a gema é lapidada até obter a forma de uma elipse, contando com as duas extremidades bem pontiagudas.
Famosa entre celebridades e mulheres poderosas, essa lapidação é bastante vista em anéis, pulseiras, braceletes e brincos elegantes. Certamente, uma opção e tanto para elevar o visual.
Como exemplo, destacamos o Anel Prata Prasiolita e Topázios. Nessa joia única, a lapidação surge como um detalhe sensual e charmoso, excelente para te acompanhar no dia a dia, especialmente graças à leveza e versatilidade da Prata.
Lapidação esmeralda
Por último, está a lapidação Esmeralda, também chamada de lisa. Na maioria dos casos, essa técnica é utilizada para realçar não somente o brilho, mas também a cor de diferentes pedras preciosas, dentre essas a Esmeralda.
Neste contexto, o método busca criar degraus na gema, resultando em um material de formato octogonal e ótimo para a cravação de anéis e brincos imponentes.
Com esse conteúdo especial, temos certeza de que você conseguiu entender quais são os principais tipos de lapidação, como eles são feitos e, inclusive, qual a importância de realizar essa técnica ao longo do desenvolvimento de uma joia. Daqui para frente, ficará muito mais fácil realizar compras certeiras e, com isso, aumentar a sua coleção de joias nobres e sofisticadas.
Aproveite para acessar o site da Vivara e colocar todo seu conhecimento em prática. Lá, será possível encontrar brincos, anéis, colares e uma série de modelos incríveis com os mais diversos tipos de lapidação.