Você sabe o significado da Mão de Hamsá? Confira e inspire-se

Não é de hoje que as joias fazem parte de nosso cotidiano. Há séculos, as pessoas já utilizavam diversos tipos de material para criar adereços ao redor do mundo.

Mas, além da sua finalidade visual, as joias também desempenham um importante papel de misticismo ao longo da História, muitas vezes carregando significados de proteção, sorte e boas colheitas.

A Mão de Hamsá é um ótimo exemplo disso.

Mas, afinal, qual o significado deste símbolo tão usado hoje em dia? Te convidamos a conhecer um pouco mais e se inspirar para novas combinações.

Confira abaixo:

O que significa Hamsá?

O significado de Hamsá, em sua tradução literal, é o número cinco. Essa é uma referência aos cinco dedos da mão humana, em árabe.

Também conhecido como Mão de Fátima, esse amuleto é ligado à sabedoria, proteção e sorte.

Com uma simbologia sagrada para o islamismo e judaísmo, a Mão de Hamsá tem algumas características próprias: a palma de uma mão bem aberta, composta por dedos dispostos de forma simétrica.

Isso permite que o dedo do meio atue como uma espécie de eixo, capaz de garantir total equilíbrio e harmonia, segundo a crença.

Qual a origem da Mão de Hamsá?

A Mão de Hamsá tem origem árabe, mas seu significado está presente em diversas culturas ao redor do mundo.

Com um visual muito bonito, esse talismã possui origem árabe. Contudo, há registros que indicam-o sendo usado por outros povos ao redor do mundo. 

Por isso, podemos considerar que sua imagem é bastante difundida e existem inúmeras culturas que consideram seu significado a partir de crenças diferentes.

É interessante destacar também que a Mão de Hamsá é bastante usada no Budismo

Nesse caso, o amuleto possui relação direta com a evolução física e espiritual, simbolizando o reconhecimento do Deus interior — conhecido por muitos como Eu Superior. 

Para esta crença, o amuleto é chamado de Abhaya Mudra e, frequentemente, é utilizado ao longo das orações como uma maneira de afastar medos e inseguranças.

Por fim, não são raras as situações em que esse talismã é utilizado por aqueles que buscam paz, especialmente em manifestações sociais e religiosas.

As principais variações da Mão de Hamsá 

Ela pode ser encontrada com outros símbolos em composição, como o Olho Grego – geralmente disposto na palma dessa representação de mãos humanas.

Algumas outras variações que você pode encontrar são: 

  • Mão de Hamsá com o símbolo da Estrela de Davi;
  • Mão de Hamsá com desenhos de pássaros ou peixes;
  • Mão de Hamsá com palavras escritas em hebraico.

Vale destacar que o seu significado pode mudar conforme alguns detalhes. Funciona assim: caso os seus dedos estejam bem juntos, a sua finalidade será a de atrair boa sorte

Caso sejam vistos separados, quer dizer que o amuleto tem como finalidade afastar as energias ruins. 

Como usar este símbolo?

A Mão de Hamsá pode ser usada através de joias, pingentes, estampas e até mesmo objetos de decoração.

Por carregar um significado de boa sorte e fé, a Mão de Hamsá é muito utilizada nas combinações de moda. 

Mas, existem outras formas de aderir a ele e trouxemos algumas delas a seguir.

Confira:

  • Como amuleto: ideal para afastar o azar e proteger. É um ótimo amuleto para ser usado ao lado de outros símbolos místicos, como o Olho Grego;

Como chaveiro: se você tiver a oportunidade, é interessante utilizar a Mão de Hamsá junto das suas chaves de carros ou casa. Isso te ajudará a se manter longe de acidentes e proteger os demais moradores do lar; 

  • Como elemento decorativo: atualmente, existem vários objetos com a Mão de Hamsá que podem compor a decoração de um imóvel, desde adornos para estantes até luminárias e outras criações. 

O pingente com a Mão de Hamsá 

O Hamsá é muito presente em pingentes, disposto de forma central e geralmente acompanhado de correntes delicadas.

Para quem ainda não está acostumado a usar uma joia com este símbolo, uma boa maneira de começar é apostar no uso do pingente

Na maioria dos casos, o indicado é recorrer às versões feitas em Ouro Amarelo, Ouro Branco ou Prata.

Delicadas e fáceis de combinar, estas joias ficam excelentes quando usadas com correntes finas.

Qualquer pessoa pode usar?

Após conhecer o significado de Hamsá, você deve estar se perguntando: será que posso utilizar esse amuleto, mesmo não seguindo uma religião em específico? 

Já adiantamos que sim, qualquer pessoa pode investir neste símbolo como uma maneira de carregar seus bons significados através dos acessórios.

Não apenas ele, mas diversos outros amuletos deixaram de ser vistos apenas como uma demonstração de fé, sendo inseridos também em acessórios, estampas e objetos decorativos por todo o mundo.

Como conseguimos notar ao longo deste artigo, a Mão de Hamsá carrega significados únicos e de boa sorte.

Agora que você já conhece a sua origem e sabe a possibilidade de aderir a este amuleto, aproveite para conhecer alguns modelos disponíveis no site da Vivara

Ao explorar o site, ainda será possível encontrar outras opções de joias que podem te acompanhar em todos os momentos do dia a dia. Não deixe de conferir.

Vivara

Você tambem pode gostar