Você sabe o que é Turmalina? Trata-se de uma pedra preciosa já presente na vida de muitas pessoas e, hoje em dia, é possível encontrar diversos modelos de joias com suas variações. Além disso, há uma crença de que a Turmalina possui poderes terapêuticos.
O Brasil é uma das suas principais fontes e, inclusive, a gema possui um nome especial em território brasileiro — a Turmalina Paraíba. Ela é encontrada no Nordeste e possui uma beleza ímpar.
Por isso, se você quer saber o que é Turmalina e tudo sobre a história dessa pedra tão especial e as curiosidades a respeito dela, continue a leitura.
O que é Turmalina?
Há diversas pedras preciosas muito conhecidas, Esmeralda, Topázio, Rodolita, mas hoje vamos nos aprofundar para explicar o que é Turmalina e quais são as curiosidades sobre ela.
A Turmalina é uma pedra natural que pode ser encontrada em várias partes do mundo. Seu nome é derivado da palavra “turmalli“, com origem cingalesa, que significa “pedras coloridas misturadas”. É uma pedra formada pela mistura de diversos compostos químicos tais como Manganês, Cálcio, Alumínio, Lítio, Ferro e Magnésio.
Sua coloração está diretamente ligada à quantidade de cada composto químico, até mesmo mesclando dois ou mais tons. Por causa dessa variação, ela é considerada uma das gemas que possuem maiores variações de cores do mundo, variando de tons claros até os mais intensos — esse é um dos fatores que influenciará em seu valor de mercado.
Além disso, a Turmalina é a pedra que pode servir para presentear as pessoas aniversariantes de outubro e ela é a representante do décimo sexto aniversário de casamento de um casal.
A pedra é frequentemente usada na joalheria e também, de acordo com algumas crenças, possui poderes terapêuticos. A tradição diz que a Turmalina traz consigo a capacidade de cura e afasta energias negativas. A história aponta que os povos gregos usavam essa pedra como um talismã.
Agora que você já sabe o que é Turmalina, a seguir vamos explicar a você mais sobre seus significados e simbologias.
Qual o significado da Turmalina?
Há vários tipos de Turmalinas e elas possuem diversos significados. Para as pessoas que acreditam em espiritualidade, ela retrata características marcantes como afastar energias negativas.
Como dissemos anteriormente, acredita-se que a Turmalina está atrelada às propriedades de cura. Afirmam ainda que ela ajuda no controle da ansiedade, melhora o foco e concentração.
Algumas culturas consideram essa pedra um amuleto que favorece a aparição e valorização da verdade. Os egípcios antigos acreditavam que a presença de Turmalinas na terra, fazia com que um arco-íris nascesse e acendesse o sol.
Quais os tipos de Turmalinas?
Além de diversas cores e tonalidades, o brilho e a cor das pedras podem variar de acordo com a intensidade da luz e o ponto de visão. Cada versão é única. A seguir vamos mostrar um pouco mais sobre suas variações.
Tipos de Turmalina na natureza
- Dravita (marrons): São pedras com alta concentração de Magnésio. Seu nome é proveniente da sua descoberta, que aconteceu no rio Drava, localizado entre a Áustria e a Eslovênia.
- Schori (preto): São pedras que possuem grande quantidade de Sódio.
- Elbaite: Essas Turmalinas são ricas em alumínio, Lítio e Sódio. Por isso, dentro dessa variação, são incluídas as seguintes pedras:
Turmalina Paraíba
A Turmalina Paraíba foi descoberta na década de 80, mais especificamente na cidade de São José da Batalha. Pela composição possuir traços de Cobre e Manganês, sua tonalidade fica dividida entre o azul e o verde. Além disso, é uma pedra reconhecida por causa do seu brilho intenso — após a lapidação, a Turmalina fica ainda mais vívida.
Turmalina Azul
A Turmalina Azul possui variações de tons mais escuros ou mais claros — que também é conhecida como Safira brasileira. Assim como a Turmalina Paraíba, é uma gema rara. Ela está atrelada ao conhecimento e pode ser usada por aqueles que almejam alcançar o desenvolvimento pessoal e intelectual.
Qual o efeito da Turmalina Negra?
A Turmalina Negra possui uma tonalidade escura devido à alta concentração de Cálcio. De acordo com crenças, suas propriedades dissipam energias e sentimentos ruins, além de poder ser utilizada para limpeza dos chakras. Além disso, acredita-se que ela favorece o sistema imunológico, afastando a melancolia e o estresse.
Turmalina Amarela
A Turmalina Amarela também é conhecida como Turmalina Canário. Ela foi uma das descobertas recentes se comparada às outras. Sua tonalidade amarela possui toques alaranjados, mas também existem variações dessa pedra de tons laranjas e amarronzadas.
Segundo a crença, a Turmalina amarela ajuda a abrir caminhos e tratamentos terapêuticos.
Turmalina Vermelha e Rosa
Também conhecida como Rubelita, a Turmalina Rosa apresenta algumas variações de tons, que dependem da concentração de Manganês na sua composição. Algumas variações possuem fortes tonalidades que chegam a ser confundidas com o Rubi devido ao tom avermelhado.
É uma das variações da gema mais bonitas, já que possui um tom de rosa choque mais vibrante. Além disso, a Turmalina pode ser encontrada em algumas versões multicoloridas.
A Turmalina vermelha possui uma forte referência à feminilidade e ao amor. Além disso, acredita-se que ela ajuda a melhorar o humor e também contribui para a vitalidade do corpo.
Turmalina Verde
A Turmalina verde, conhecida também com Verdelita, possui uma alta concentração de Ferro e Titânio, além de um brilho intenso.
Muitas vezes, ela pode ser confundida com a Esmeralda — isso se dá tanto pela cor quanto pelo aspecto externo da pedra.
Por causa da sua beleza, é uma das pedras mais usadas em joias e suas tonalidades variam — podem ser mais claras ou mais escuras.
A tradição diz que essa gema atrai a prosperidade, dinheiro e sucesso. Além disso, a Turmalina Verde possui uma energia curativa, além de combater o estresse.
Turmalina Incolor
A Turmalina incolor sintetiza todas as outras cores e, por isso, ela é o símbolo do equilíbrio entre corpo e mente. Ela também traz a inspiração da criatividade, imaginação e intuição.
Quais os efeitos da Turmalina?
Agora que você já viu o que é Turmalina e sabe quais são os principais tipos dessa gema, vamos explicar quais são os benefícios de tê-la e como usá-la em suas composições.
Ao possuir uma joia de Turmalina, você poderá aproveitar de vantagens de cura e harmonização. Essa gema permite a composição de visuais sofisticados, com aplicação em diversas peças, como colares, brincos, pulseiras e relógios.
3 dicas de como usar joias de Turmalina nos looks
O melhor jeito de agregar a Turmalina ao look é por meio de joias que a levem como pedra de destaque, em pingentes, brincos e anéis.
As pedras naturais combinam perfeitamente em looks diurnos, porém, você pode criar combinações noturnas que combinam exatamente com cada tom de Turmalina.
A Turmalina Paraíba, por exemplo, é uma pedra que destaca looks brancos, já que todo o destaque ficará na joia e você garantirá um visual sofisticado e elegante.
- Colares: As Turmalinas também são pedras muitas utilizadas em colares, por causa da sua ampla variedade de cores e seu brilho único. Isso agrega beleza às joias, tornando-as sofisticadas, delicadas e clássicas. Esses colares são peças ótimas para valorizar blusas com decotes.
Anéis: os anéis são joias versáteis, que podem ser usados sozinhos ou criando uma composição com diferentes tons de pedras. Inclusive, existem opções exclusivas de anéis para noivado em que a Turmalina é a grande protagonista da joia, como no modelo de solitário de Ouro branco, Ouro rosé e Turmalina.
A Turmalina também é a pedra responsável por representar cursos de graduação. Por isso, além dos anéis de noivado e causais e colares, presentear alguém com um anel com Turmalina terá um significado especial na sua formatura.
De forma geral, a cor verde é a que representa a natureza e está ligada à saúde, bem-estar, vida e esperança. Por isso, a Turmalina Verde representa alguns cursos como: ciências agrícolas, design de produtos, ecologia, magistério e gestão ambiental.
- Brincos: Já os brincos de Turmalina trazem um toque de poder e elegância aos looks. Brincos com essa pedra são peças chave que tornam qualquer composição ainda mais bonita.
Como cuidar da sua Turmalina?
Apesar da Turmalina ser uma pedra natural de alta resistência, é importante ressaltar que elas não são inquebráveis. Por isso, siga os cuidados básicos para garantir que sua joia dure por muito tempo.
Antes de praticar exercícios físicos, serviços domésticos ou atividades em que você terá contato com produtos químicos, retire a jóia para que ela mantenha seu brilho e beleza.
Conheça as joias de Turmalina Vivara
Há 60 anos, a Vivara tem o compromisso de oferecer aos clientes joias de qualidade e exclusivas, com riqueza em detalhes. No site, você pode encontrar colares, pingentes, brincos e anéis com cravação em Turmalina e, agora que já viu o que é Turmalina de modo profundo neste conteúdo, inspire-se com essas joias.
Confira alguns modelos que separamos abaixo que são muito especiais:
- Anel Ouro Amarelo Turmalina Verde e Diamantes
O Anel Ouro Amarelo Turmalina Verde e Diamantes é confeccionado em Ouro Amarelo, com cravação de Diamantes e 10 pontos de Diamante. É um anel extremamente delicado e elegante.
Fabricado em Ouro Rosé com cravação de Turmalinas Rosas, esse brinco traz o toque de sofisticação que você buscava. Em um formato clássico, uma joia versátil que combina com variados looks.
Confeccionada em prata 925 e pedras Turmalinas Verdes. Delicada pulseira que pode complementar todas as produções e também um verdadeiro amuleto que pode contribuir com o equilíbrio do corpo.
Gostou das nossas dicas de inspiração? Agora que você já sabe o que é Turmalina, suas diferenças com relação a outras pedras e seus benefícios, aproveite para acessar o site da Vivara e garantir a sua joia perfeita.