Tipos de Pérolas: o guia definitivo! 

Altamente desejadas e utilizadas por quem preza por requinte e sofisticação, as Pérolas são ótimas opções de joias que exalam requinte e bom gosto. A parte boa, além disso, é que existem vários tipos de Pérolas para cada ocasião. 

Essas joias estão reservadas para quem quer algo único, duradouro e de uma beleza encantadora. Se você está se decidindo sobre esse investimento, seja qual forem os tipos de Pérolas, saiba que nós estamos aqui para te ajudar com isso.

Abaixo, preparamos um conteúdo completo para você entender melhor sobre as diferenças entre as Pérolas e garantir uma escolha certeira. Acompanhe as dicas!

O que é uma Pérola? Como ela é formada?

Há séculos, as Pérolas são vistas como símbolos de delicadeza, compondo o visual de mulheres e homens que desejam obter combinações sofisticadas. 

Atemporais, elas estão presentes na moda há muitos anos e estiveram presentes em uma infinidade de estilos ao longo da história. Inclusive, foram diversos os tipos de Pérolas que acompanharam a história da moda e vestimenta.

Por essas e outras, essas joias são consideradas as rainhas das gemas — obtendo também o título de “a pedra preciosa mais antiga do mundo”. 

Como a Pérola é formada?

De modo geral, na natureza, a Pérola se desenvolve a partir da presença de um corpo estranho na parte interna de uma ostra

Na maioria das vezes, para todos os tipos de Pérolas, tudo começa por um simples grão de areia, por exemplo, que invade o interior da ostra.

Com o tempo, ela reage ao objeto com a finalidade de expulsar esse intruso do local. Então, a ostra dá início à produção das chamadas “camadas de nácar”, que ficam presentes ao redor do invasor. 

Consequentemente e depois de um longo processo, esse material se cristaliza, originando assim o que conhecemos como Pérola — em várias de suas tipificações.

Quanto tempo demora para formar uma Pérola?

Em geral, para todos os tipos de Pérolas, o período de desenvolvimento leva de 3 a 5 anos e, posteriormente, elas são comercializadas no mercado nacional de joias.

Aliás, não podemos nos esquecer de que, ainda hoje, essas gemas são consideradas raras, uma vez que apenas 5% do material obtido consegue atingir o índice de qualidade exigido pelas joalherias mais renomadas do país.

Como a Pérola é tratada ou polida?

Até o século XVII não haviam recursos tecnológicos capazes de polir as chamadas pedras preciosas, tais quais Esmeraldas e Rubis.

As Pérolas, por apresentarem um brilho natural, eram vistas como gemas extremamente luxuosas, consideradas sinônimo de riqueza e requinte, principalmente entre os mais nobres e, no geral, não passavam por nenhum tipo de processo de tratamento.

Atualmente, o tratamento e polimento pode ser feito através de ferramentas específicas que ajudam a deixar essa joia com um brilho ainda mais intenso. Esses processos, normalmente, acontecem através de estopas e politriz.

Quantos tipos de Pérolas existem? 

Inúmeras! Inclusive, também existem várias espécies de ostras. Entretanto, apenas as denominadas perlíferas (de água salgada) e as unionidae (de água doce) conseguem contribuir para a produção dessas belas gemas.

No caso das gemas desenvolvidas em água salgada, esse material é formado dentro das próprias ostras. Nas águas doces, por sua vez, o processo ocorre nos mexilhões

Nessa etapa, também precisamos destacar as Pérolas produzidas nas famosas “fazendas” — espaços formados por colunas de cestos posicionados dentro do mar e sustentados por boias sinalizadoras. 

Tipos de Pérola verdadeira

Existem vários tipos de Pérolas, cada uma delas com suas características especiais.

Em se tratando de Pérolas naturais, podemos dizer que existem vários tipos sendo utilizadas no universo das joalherias. Como foi dito, eles podem mudar de formato, tamanho e cor são esses fatores que são considerados em cada uma das tipificações, inclusive. 

Abaixo, listamos para você os diferentes tipos de Pérolas. Acompanhe e saiba mais sobre eles.

South Sea

Conheça o South Sea, um dos tipos de Pérolas!

Para iniciar a nossa seleção de tipos de Pérolas, vamos falar sobre um tipo bastante comum — o South Sea. Originária da Austrália, ela também pode ser encontrada nas Filipinas e na Indonésia. 

Entre as suas principais características, destacam-se as cores, que tendem a variar entre tons de dourado e branco. O formato das gemas também se sobressai, uma vez que se apresenta sob forma arredondada e com um tamanho que pode chegar até 23mm

Akoya 

Outro tipo de Pérola muito comum é o Akoya, já ouviu falar? Tradicional, essa Pérola é conhecida pelo visual arredondado, sendo o preferido das mulheres que buscam por joias delicadas. 

É válido ressaltar que essas versões são muito comuns em regiões da China, da Coreia e do Sri Lanka e, em boa parte dos casos, apresentam uma coloração extremamente branca. 

Tahiti 

As Pérolas de tipo Tahiti são mais conhecidas como Pérolas Negras.

Com mais um dos tipos de Pérola mais cobiçados do mundo, apresentamos o modelo Tahiti — também conhecido como “Pérola Negra”. 

Redondas, essas gemas tendem a apresentar dimensões que vão de 8 até 14 mm, sendo exclusivamente desenvolvidas nas Ilhas Cook, situadas no Pacífico Sul. 

Com um elevado valor de mercado, tal insumo também conta com uma tonalidade intensa e muito rara, transitando entre tons de grafite, roxo, verde e até azul.

BiWa

As Pérolas BiWa são naturais de águas doces e podem ser encontradas no Japão ou na China.

Um fato curioso é que o tamanho dessas gemas varia de acordo com as condições climáticas do seu local de cultivo e, em muitos casos, não costumam apresentar um formato arredondado demais.  Em média, essas Pérolas possuem dimensões de, no máximo, 7mm.

Keshi, Freshwater ou Arroz 

Seguindo com os tipos de Pérolas, reservamos um espaço especial para destacar as versões Keshi, Freshwater ou Arroz. Ambos os nomes são dados a um mesmo modelo de gema, cultivado na China e, majoritariamente, em lagos e rios de água doce. 

Já entre as características que se sobressaem estão o seu tamanho e formato. Vistas como as menores Pérolas existentes, elas possuem uma estrutura muito semelhante a um grão de arroz, com as suas bordas ligeiramente redondas. 

Muito utilizadas ao longo dos anos 1980, essas opções eram quase sempre vistas na produção de colares, com foco naqueles que apresentavam fios torcidinhos. 

Em algumas situações, tais artigos costumavam contar com mais de mil Pérolas em apenas uma joia — trabalho este excelente para as pessoas de grande status, que gostavam de ostentar luxo e muito glamour.

Barroca

Ainda sobre os tipos de Pérolas, nada mais justo do que citar as versões barrocas. Como o seu próprio nome já revela, essas gemas possuem um formato não muito arredondado, mas um pouco assimétrico e com toque rústico. 

O motivo está em seu cultivo — que é encerrado antes mesmo das Pérolas finalizarem o seu ciclo completo de crescimento. Tais alternativas podem ser encontradas em diversas regiões do mundo, apresentando diferentes tonalidades e até tamanhos. 

É importante ressaltar que as Pérolas barrocas têm um brilho delicadamente acetinado, promovendo um charme extra para as joias, fato responsável por aumentar o seu uso em colares e pulseiras, pois garante total destaque em um look. 

Ainda hoje, podemos dizer que as alternativas barrocas são as favoritas do público jovem, com destaque para as pessoas que adoram montar produções criativas, autênticas e que fogem da estética tradicional.

Qual a melhor Pérola para o seu estilo?

Após conhecer os tipos de Pérolas mais utilizados em todo o mundo, é o momento de entender como incluir essas belíssimas gemas em seus visuais mais especiais. 

Porém, para além disso, uma dica importante é sempre adquirir as suas joias em lojas renomadas, famosas em território nacional por prezar pela qualidade e sofisticação. 

Um bom exemplo é a Vivara, que possui mais de 40 anos de mercado e, constantemente, está aliando as suas coleções às tendências e às principais necessidades do seu público. 

Sabendo disso, assim que adquirir as suas joias em Pérolas, você já pode deixar a imaginação fluir e montar os looks mais inovadores, mas que também conversem com a sua personalidade e estilo de vida. 

Existem inúmeras maneiras de aproveitar essas gemas em um visual, como mostraremos nos próximos tópicos.

Look clássico

Use a sua joia de Pérola de forma isolada em um look. Pode ser um brinco, um colar ou um anel. Se quiser intensificar a composição, considere incluir uma joia extra, confeccionada a partir do mesmo material e que consiga formar um conjunto. 

Em relação aos trajes, as joias com Pérolas clássicas ficam lindas ao serem coordenadas com joias de recortes retos, estampas delicadas e tecidos nobres. A seda e o linho estão nessa lista.

Look contemporâneo 

Se você é uma pessoa que se identifica com combinações mais originais, saiba que vários tipos de Pérolas também conseguem tranquilamente fazer parte desse tipo de estilo. 

O segredo para o sucesso é coordenar a sua joia de Pérolas com itens que carreguem outros visuais. Para exemplificar, elencamos as joias confeccionadas com Diamantes ou qualquer outro material que apresente um brilho pontual. 

Outra sugestão é utilizar diferentes colares de Pérola em uma só produção, mas de tamanhos variados. Apesar de parecer simples, esse truque de estilo é muito acessível e ideal para evitar que o resultado fique fora do esperado. 

Como foi possível identificar ao longo deste conteúdo exclusivo, existem vários tipos de Pérolas sendo comercializados atualmente. Ao longo de sua procura, é necessário analisar para garantir a melhor compra e fazer com que a sua coleção fique ainda mais completa. 

Aliás, caso queira colocar todo esse conhecimento em prática, aproveite para acessar o site da Vivara e conferir os modelos incríveis de joias que temos disponíveis. 

Sem dúvida, será possível encontrar opções fantásticas e prontas para te ajudar a transbordar personalidade em várias ocasiões!

Vivara

Você tambem pode gostar