Conheça 6 tipos de pedras preciosas e suas características

Repletas de significado e excelentes para adicionar cor e brilho ao visual, existem muitos tipos de pedras preciosas e não é difícil entender por quê tantas pessoas se apaixonam por elas.

Além de outros usos possíveis, elas carregam o poder de envolver as pessoas com sua beleza e, por isso, são perfeitas para a aplicação em joias.

Para se ter uma ideia, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), apenas em território brasileiro existem cerca de noventa tipos de gemas, com diversas tonalidades e possibilidades de lapidação.

Preparamos, então, um conteúdo que une diferentes pontos sobre alguns tipos de pedras preciosas para facilitar sua escolha, quando precisar. 

Continue a leitura e descubra aquela que mais combina com você.

6 tipos de pedras preciosas

Como você pôde notar, não faltam opções de minerais naturais para adicionar elegância a uma joia. Inclusive, existem opções para todos os gostos e perfis.

Por sua vasta variedade, algumas pedras podem ser responsáveis por uma joia sutil e minimalista, enquanto outras são bastante coloridas e excêntricas. 

A seguir, te contamos algumas alternativas e seus significados.

Água-Marinha 

A Água-Marinha é um dos mais belos tipos de pedras preciosas, podendo garantir um toque delicado de cor ao seu visual

Dando início aos nossos exemplos sobre tipos de pedras preciosas, vamos falar sobre uma das opções que mais remete à natureza: a Água-Marinha, que tem como tonalidade o azul levemente esverdeado

Tradicional no Brasil, essa pedra é constantemente vista em joias que buscam valorizar a sofisticação de forma discreta, sem perder o frescor garantido por seus tons.

Dica de uso

No dia a dia, as joias confeccionadas em Água-Marinha podem ser facilmente combinadas com colares alongados, gargantilhas com detalhes ou pingentes pequenos. 

Ametista 

A Ametista simboliza a elegância, e dentre os tipos de pedras preciosas que trouxemos é a mais usada com trajes em linho e alfaiataria.

Segunda na nossa lista sobre tipos de pedras preciosas, a Ametista pode ser aplicada a uma grande variedade de estilos.

Por conta da presença do Ferro em oxidação (Fe3+), ela é encontrada em diferentes tons de roxo, do lilás ao violeta.

Sua cor, inclusive, é um de seus principais diferenciais: a grande variedade faz com que as joias nessa pedra possam transitar facilmente entre paletas claras e escuras.

Seu uso é conhecido desde a antiguidade, inclusive, por gerar boas energias e conseguir intensificar a intuição de quem as tem por perto.

Dica de uso 

Para usar a Ametista em seus tons mais escuros, uma boa opção é combiná-la com roupas em cores frias e neutras, como o bege, o gelo, o branco e o azul escuro.

Para sua versão em tons lilás, uma composição muito usual é aquela que leva roupas em cores avermelhadas, rosa e azul claro. Nesse caso, a combinação com candy colors no geral também funciona muito bem.

Quanto aos modelos de roupa, a Ametista é bastante usada com vestidos longos e leves, assim como também combina bem com conjuntos em alfaiataria, blazers e roupas de tom formal.

Diamante

Os Diamantes são muito comuns nos solitários, mas também podem ser encontrados em pulseiras, colares e aplicações variadas.

Quando o assunto são os tipos de pedras preciosas, não podemos deixar de citar os Diamantes

Conhecidos no mundo inteiro por seu valor e sua nobreza, eles são compostos por átomos de Carbono Puro e têm visual incolor.

A pedra também conta com algumas nuances que podem variar entre o verde, o azul e o amarelo. 

Excelente para simbolizar sentimentos, esta pedra é muito comum em anéis com solitários, por exemplo, sendo uma opção de presente ideal para quem deseja eternizar uma união. 

Mas, não só isso: muito versáteis, os Diamantes ainda conseguem ser vistos nos mais diferentes tipos de joias, de brincos a colares e pulseiras, representando o máximo de brilho e sofisticação para qualquer um deles.

Inclusive, uma curiosidade: por ser um mineral de difícil extração, essa pedra natural se tornou uma das mais cobiçadas do mercado. 

Também é interessante destacar a sua resistência e dureza — já que um Diamante só pode ser quebrado ao entrar em contato com outro. 

Aqui na Vivara, todos eles são extraídos de minas conhecidas, fora de países em zonas de conflito e contando com a certificação Kimberley. 

Se quiser saber um pouco mais sobre nossa responsabilidade com a extração de pedras, confira nossos relatórios completos.

Dica de uso para os Diamantes

Como não poderia ser diferente, adicionar uma joia em Diamante ao visual é muito simples, já que essa pedra se encarrega de um brilho ímpar para qualquer proposta e é facilmente combinada a outros detalhes.

Uma dica sem riscos é apostar nos brincos: desde os pequenos (para visuais diurnos) até os modelos alongados (para festas, eventos de gala e ocasiões noturnas), estas joias em Diamante são igualmente brilhantes e versáteis.

Jade

A Jade é um tipo de pedra preciosa que pode ser encontrada em diversos modelos e estilos de joias.

Continuando nossa seleção especial dos tipos de pedras preciosas, chegou o momento de conferir as características da Jade.

Por não ser cristalizada e conferir fácil lapidação, ela é uma das preferidas pelos profissionais que manuseiam pedras naturais. 

Sua gema tem tonalidades que transitam entre o verde e o branco, ela é bastante usada para cravação em pingentes, colares e anéis. 

Seu nome carrega um significado próprio e especial, de origem espanhola: a “piedra de hijada” ou “pedra dos lados” vem sendo utilizada há muito tempo como um elemento capaz de limpar a alma, curando também o corpo. 

Dica de uso para a Jade

A Jade pode ser utilizada de várias maneiras, estando presente nos visuais do dia a dia e de eventos noturnos mais sofisticados também. 

Em uma festa ou evento à noite, pode ser usada em combinação com diversos metais e é muito bem usada juntamente ao Ouro.

Suas diversas cores também podem ser o ponto principal de um conjunto de joias, como por exemplo nas correntes que levam pingentes em Jade.

Ela também fica excelente em braceletes minimalistas, pulseiras delicadas e anéis de falange.

Rubi

O Rubi é uma pedra preciosa que é conhecida por simbolizar status, liderança e nobreza

Quando falamos sobre os principais tipos de pedras preciosas, não podemos deixar de falar também sobre o Rubi. 

Atualmente, essa é uma das pedras mais valiosas do mundo e, inclusive, é conhecida por simbolizar status, liderança e nobreza. 

Do latim “rubeus”, que significa “vermelho”, é exatamente essa a sua principal característica: uma pedra de tom avermelhado intenso, excelente para ter o destaque de qualquer produção. 

Outro detalhe interessante é que, tradicionalmente, o Rubi é relacionado aos anéis de formatura, comumente procurado para simbolizar o início da jornada dos advogados por meio de anéis

Dica de uso para o Rubi

Essa joia pode ser vista tanto em colares quanto em pulseiras e brincos. 

Para um destaque garantido, você pode combinar as joias em Rubi com roupas em tons neutros e frios, como o cinza e o azul-marinho

Esse contraste é interessante para o protagonismo do Rubi, valorizando sua cor vermelha tão especial.

Quanto ao estilo das roupas, esta pedra preciosa é bastante procurada para combinações de festa, como vestidos de formatura e trajes de casamento. 

Safira 

O tom profundo da Safira pode ser combinado com uma grande variedade de cores, inclusive diferentes tonalidades de azul.

Entre todos os tipos de pedras preciosas, a Safira também tem grande destaque. 

Considerada uma das mais cobiçadas pelos faraós do antigo Egito, essa pedra pode ser encontrada em variados tons, sendo o azul escuro o mais famoso deles. 

A Safira carrega um significado de poder espiritual e, segundo os místicos, seu uso ajuda a estimular a concentração e fortalece a mente — deixando os pensamentos mais saudáveis e preparados para vencer desafios. 

Ela também pode ser excelente para promover o equilíbrio e a harmonia de uma composição visual, podendo ser encontrada em anéis, pingentes e em conjunto com outros materiais como a Prata e as Pérolas.

Dica de uso para a Safira

Para que a Safira se destaque em um visual, algumas cores nas roupas podem ser um ótimo caminho: rosa, laranja, amarelo e verde, por exemplo, são tonalidades que conversam muito bem com a Safira.

Além delas, diferentes tons de azul em contraste com o dessa pedra também podem ser muito bem aplicados.

Vestimentas coloridas e estampadas, por sua vez, conversam melhor com joias minimalistas que, no caso, têm a Safira presente apenas nos detalhes. É o caso dos brincos pequenos, dos anéis solitários e dos pingentes.

Um truque interessante é investir em roupas confeccionadas a partir de tecidos como a seda, o linho e os materiais com fios metalizados.

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre alguns tipos de pedras preciosas e como esses elementos tão nobres e encantadores podem fazer toda a diferença em um visual. 

Aproveite as inspirações e busque por aquela que mais combina com você entre as Joias Vivara

Vivara

Você tambem pode gostar